segunda-feira , 22 Janeiro 2018
Capa > Culinária > Como fazer xarope fermentado

Como fazer xarope fermentado

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Culinária, leia sobre Como fazer xarope fermentado, e outros relacionados sobre Culinária e faça bom uso do conteúdo!
Compartilhe!

Receita – Saiba como fazer xarope fermentado

Como-fazer-xarope-fermentadoEste tipo de xarope é feito com o mesmo gênero de fruta que os xaropes anteriores. Como não são aquecidos, obtém-se um xarope muito forte.

Coloque a fruta sem lhe adicionar qualquer quantidade de água numa tigela ou num pote de barro e esmague-a bem com um maço de madeira. Cubra com um pano e deixe fermentar. Quando aparecerem umas bolhas na superfície, pode-se considerar a fermentação completa. Na sua maior parte, a fruta fermenta em 24 horas, conservada num ambiente aquecido. A groselha leva 4 dias para fermentar completamente.

Através de um saco de pano tipo saco de café, coe a fruta fermentada e deixe escorrer durante toda a noite; esprema depois o saco para obter o máximo de sumo. Adicione 500 g de açúcar para cada 50 ml de sumo, mexa para dissolver e coe o xarope através de uma gaze. Coloque o xarope em garrafas e tampe com tampas de molas ou rolhas esterilizadas.

Fermentados

Os xaropes fermentados podem ser conservados pela esterilização, tal como os xaropes de fruta que descrevemos. Como alternativa, você pode usar um conservante químico, por exemplo, anidrido sulfuroso. Para cada 500 ml de sumo, junte 1 pastilha de conservante dissolvida em 1 colher de sopa de água. Adicione ao xarope já coado antes de engarrafar e fechar.

Como o xarope fermentado de morango tem um baixo teor ácido, é conveniente juntar, ao mesmo tempo que o açúcar, ácido cítrico, na proporção de 20 g de ácido para 2 litros de sumo.

Segue-se uma receita de xarope de morango muito agradável que ganha em qualidade se for conservado um ano, sendo apenas servido no ano seguinte ao da sua confecção.

Receita de Xarope de morango

TEMPO DE PREPARAÇÃO: 30 minutos
TEMPO DE COZIMENTO: 20 minutos

Ingredientes (para 2 litros de xarope)

1 kg de morangos
2 kg de açúcar cristal
300 ml de água

Passos

Leve ao fogo o açúcar e a água; quando ferver bem, introduza os morangos, previamente lavados e limpos, e deixe ferver alguns minutos.
Passe depois o xarope por uma flanela umedecida e deixe esfriar.
Engarrafe e arrolhe ou cubra com papel vegetal ou celofane.

Compartilhe!


O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre Como fazer xarope fermentado, aborda alguns assuntos relacionados com Culinária, e foi atualizado em 2011-06-01
Compartilhar
Compartilhar