segunda-feira , 21 agosto 2017
Capa > Saúde > Você sabia que as crianças são naturalmente egoístas antes dos sete anos de idade

Você sabia que as crianças são naturalmente egoístas antes dos sete anos de idade

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Saúde, leia sobre Você sabia que as crianças são naturalmente egoístas antes dos sete anos de idade, e outros relacionados sobre Saúde e faça bom uso do conteúdo!
Compartilhe!

Estudo revela que só depois dessa idade elas aprendem a dividir.
Pesquisa indica que generosidade é ‘inata’ ao ser humano

Uma pesquisa científica comprovou o que toda mãe já sabe: antes dos sete anos, toda criança é um monstrinho egoísta. Só depois dessa idade é que os pequenos aprendem a importância de dividir e passam a levar em consideração os sentimentos dos outros. O estudo mostra duas coisas: primeiro, antes desta idade é perda de tempo convencer seu filho a dividir o brinquedo; segundo, os seres humanos são “programados” para serem generosos.

A mudança geralmente ocorre entre os sete e oito anos. E é tão repentina que os cientistas acreditam que só poderia ser explicada pela genética. De uma hora para a outra o mesmo menino que não emprestava o carrinho para irmão de jeito nenhum começa a entender os prazeres de brincar junto.

O trabalho, publicado na revista “Nature” desta semana, ajuda os pesquisadores a responder uma pergunta antiga: somos generosos porque simplesmente somos ou aprendemos isso depois de viver em sociedade?

Para responder, os pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, acompanharam 229 crianças entre três e oito anos, enquanto elas participavam de três jogos. Em cada um, uma criança recebia a foto de outra e tinha duas opções sobre como dividir seus doces.

No primeiro, ela podia guardar uma pequena porção para si e daí ou dar o resto ou simplesmente não dar nada para o outro. Na segunda, ela podia ou dar duas porções para o colega, ou ficar com uma para si e dar uma para o outro. Na terceira, podia ficar com duas porções, dar uma para o amigo ou dar as duas.

A descoberta? Entre três e quatro anos, as crianças só pensam nelas mesmas e não têm consideração nenhuma pelo outro. Menos de 10% delas dividiram os doces igualmente no primeiro teste. A coisa não melhora muito entre os cinco e seis anos de idade. Basta chegar aos sete e oito, no entanto, e quase 80% das crianças escolheram dividir por igual os doces no primeiro jogo. No terceiro, 40% delas se recusou a deixar o outro sem nada.

É claro que a generosidade tem limites – principalmente quando envolve crianças e doces. No segundo jogo, mesmo as mais velhas se recusaram a dar tudo para o colega e ficar sem nada.

fonte: globo.com
Compartilhe!


O que acha? Adicione um comentário.

2 comentários

  1. minha filha de 02 aninhos ñ gosta de dividir nada com as coleguinhas dela pensei que deveria tomar alguma providência ela é muito egoista mais lendo isso eu fiquei bem mais calma 🙂

  2. Juliana Zanele

    Bom dia, eu já estava há algum tempo procurando uma resposta para o egísmo da minha filha Letícia de 6 anos, pois ela é egoísta ao extremo, chega ao ponto de não brincar com um determinado briquedo para não dividí-lo, já a Ingrid de 5 anos não é assim, me assusta a diferença entre elas.
    Gostaria de saber se tomar medidas como confiscar os brinquedos é correto, e gostaria de alguns conselhos pois já estou entrando em desespero.

    Muito obrigada.

Este artigo sobre Você sabia que as crianças são naturalmente egoístas antes dos sete anos de idade, aborda alguns assuntos relacionados com Saúde, e foi atualizado em 2008-08-29
Compartilhar
Compartilhar