quinta-feira , 23 março 2017
Capa > Saúde > Saiba quais as importâncias do Alongamento para o corpo

Saiba quais as importâncias do Alongamento para o corpo

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Saúde, leia sobre Saiba quais as importâncias do Alongamento para o corpo, e outros relacionados sobre Saúde e faça bom uso do conteúdo!

Todo mundo que pratica exercícios físicos nunca deve se esquecer de um detalhe importante: antes de iniciar qualquer atividade é preciso fazer um alongamento. Ele é parte imprescindível na rotina de quem busca se exercitar melhor e é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo. Além de aumentar a flexibilidade, ele auxilia no combate às lesões e ajuda a melhorar a performance e a fortalecer os músculos, proporcionando maior agilidade e elasticidade.

O alongamento tem a capacidade de promover a multiplicação dos sarcômeros, que são unidades das células responsáveis pela contração muscular, provocando o estiramento muscular e fazendo com que as unidades das fibras consigam se esticar cada vez mais. Essa contração vai permitir que a musculatura tenha melhor desempenho quando são realizadas atividades de alto impacto como ginástica aeróbica e musculação. Tanto uma vida sedentária como a prática de atividade física regular intensa promovem o encurtamento das fibras musculares com a diminuição da flexibilidade. A consequência disso é uma maior propensão para o desenvolvimento de problemas nos ossos e músculos.

Os benefícios do alongamento são inúmeros. Quanto mais alongado um músculo estiver, maior será a movimentação da articulação, portanto, maior sua flexibilidade. A prática é essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos e deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico. E o melhor é que o alongamento pode ser praticado sozinho, qualquer pessoa pode aprender a fazer, independente da idade e da flexibilidade, e não exige condição física ou habilidades atléticas. Também pode ser feito em diversas situações como, por exemplo, durante o intervalo das aulas, ajudando na respiração e facilitando a circulação sanguínea, o que aumenta o raciocínio.

Apesar de não ter contraindicações para o alongamento, vale lembrar que se deve respeitar os limites. Fazer além do necessário pode causar lesões nos músculos e tendões. A flexibilidade é atingida aos poucos e, por isso, a regularidade e relaxamento são obrigatórios em um bom alongamento. Por isso, é importante aprender a forma correta de executar os movimentos para alcançar os resultados desejados. O alongamento é composto por uma série de exercícios que trabalham a musculatura e postura corporal na parte cervical (pescoço), coluna, membros e região pélvica (próximo à virilha), toráxica e lombar. E lembre-se de que os movimentos devem ser sempre lentos e suaves!



O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre Saiba quais as importâncias do Alongamento para o corpo, aborda alguns assuntos relacionados com Saúde, e foi atualizado em 2012-08-07