terça-feira , 22 agosto 2017
Capa > Saúde > MENOPAUSA | O que é Menopausa – Saiba mais

MENOPAUSA | O que é Menopausa – Saiba mais

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Saúde, leia sobre MENOPAUSA | O que é Menopausa – Saiba mais, e outros relacionados sobre Saúde e faça bom uso do conteúdo!
Compartilhe!

Menopausa – o que é menopausa e quando ocorre

Menopausa designa o périodo fisiológico que tem início após a ocorrência do último ciclo menstrual na mulher. A idade em que tem início varia, mas, em geral, se dá em torno dos 50 anos. Existe também a chamada menopausa cirúrgica, a qual ocorre após a retirada dos ovários ou do útero.

A menopausa acontece quando os ovários cessam a produção de estrógenos, ao passo em que a capacidade reprodutiva diminui. Como o organismo naturalmente adapta-se aos níveis variáveis dos hormônios, sintomas circulatórios como ondas de calor e palpitações, sintomas psicológicos, como aumento da depressão, ansiedade, irritabilidade, variações de humor e falta de concentração e, finalmente, sintomas de atrofia, como secura vaginal e urgência na urinação, vão surgindo em graus variados.

Além desses sintomas, a mulher também pode apresentar ciclos menstruais cada vez mais espaçados, escassos e irregulares.

Tecnicamente, a menopausa reporta à cessação do ciclo menstrual; considerando-se que esta redução dá-se num processo gradual, que leva normalmente cerca de um ano – mas pode durar, nalguns casos, de menos de seis meses a mais de cinco anos – é chamada por Climatério. O uso popular, entretanto, fez com que o termo Menopausa fosse mais usado.

A Menopausa natural, ou fisiológica, é aquela em que ocorre como uma parte natural do processo de envelhecimento normal da mulher. A menopausa pode, entretanto, derivar de procedimentos cirúrgicos, tais como a histerectomia, quando esta envolve a remoção dos ovários.

O início comum da menopausa se dá por volta dos 50 anos, mas algumas mulheres entram na menopausa numa idade menor, especialmente se elas sofreram algum tipo de câncer ou outra doença séria em que houve uso de quimioterapia.

A menopausa prematura (ou falência prematura dos ovários) são as menopausas que ocorrem em idades inferiores a 40 anos, e tem sua incidência em cerca de 1 por cento das mulheres. Outras causas de menopausa prematura incluem Doença auto-imune, doenças na tireóide, e Diabete Mellitus. A menopausa prematura é diagnosticada medindo-se os níveis de FSH (do inglês: follicle stimulating hormone – hormônio folículo-estimulante) e do LH (do inglês: luteinizing hormone – hormônio luteinizante) – os níveis desses hormônios serão mais altos se a menopausa ocorre. Índices de incidência de menopausa prematura elevados foram encontrados em casos de gêmeas idênticas e fraternas: aproximadamente 5% delas são afetadas pela menopausa precoce antes dos 40 anos de idade. As razões disto não são compreendidas, completamente. Transplantes do tecido ovariano entre gêmeas idênticas tiveram êxito no restabelecimento da fertilidade.

O risco de osteoporose aumenta no pós-menopausa, especialmente nas mulheres caucasianas de ascendência européia.

Ao contrários dos seres humanos, os animais raramente experimentam a menopausa. Isto pode ser explicado facilmente em razão de seu curto período de vida. Estudos recentes, porém, identificaram a menopausa em gorilas, com idade em torno de 44 anos.

Compartilhe!


O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre MENOPAUSA | O que é Menopausa – Saiba mais, aborda alguns assuntos relacionados com Saúde, O Que é menopausa de 2017 e foi atualizado em 2008-08-26
Compartilhar
Compartilhar