Cursos na rea de Nutrio
Home Biografias Biografia de Roberto Burle Marx

Quem foi Roberto Burle Marx

Roberto Burle Marx 2014 google img   Biografia de Roberto Burle MarxRoberto Burle Marx nasceu na cidade de São Paulo no dia 4 de agosto de 1909 e faceleu no Rio de Janeiro em 4 de junho de 1994. Burle Marx foi um artista plástico brasileiro que ficou conhecido no Mundo inteiro ao exercer a profissão de arquiteto-paisagista com muita profissionalidade. Roberto Burle Marx morou a maior parte de sua vida na cidade do Rio de Janeiro, onde elaborou muitos projetos e também está localizados seus principais trabalhos, embora suas obras estão espalhadas e podem ser encontradas ao redor de todo o mundo.

Roberto Burle Marx era o quarto filho de sua mãe Cecília Burle (de origem pernambucana e francesa) e de seu pai Wilhelm Marx, era um homem judeu alemão que nasceu em Stuttgart e criado em Trier (esta era a cidade natal de Karl Marx, primo de seu avô).

Sua mãe, por seu muito dedicada como pianista e cantora, fez despertar em seus filhos o amor pela música e também pelas plantas. Roberto Burle Marx desde quando era criança a acompanhava, nos cuidados diários com as rosas, begônias, antúrios, gladíolos, tinhorões e diversos outros tipos e espécies que plantava no jardim de sua casa.

Seu pai era considerado um homem culto, que por sua vez era amante da música erudita e da literatura europeia naquele tempo, também era um pai que se preocupava muito com a educação dos seus filhos, aos quais ensinou alemão, mesmo que sendo dedicado aos negócios, como comerciante de couros, numa empresa de curtume que mantinha na cidade de São Paulo.

Como os negócios não estavam dando muito certo e começam a ir mal na cidade de São Paulo, seu pai Wilhelm Marx resolveu mudar todo o seu negócio para o Rio de Janeiro em 1913. Após esta mudança toda sua família viveu um tempo em casa de familiares e, quando começou a dar tudo certo e ter resultados positivos com a nova empresa de exportação e importação de couros de Wilhelm Marx, a família finalmente mudou para um casarão localizado no Leme. Foi neste casarão que Burle Marx, então com 8 anos, iniciou a sua própria coleção de plantas e a cultivar suas mudas.

Quando Roberto Burle Marx completou 19 anos, ele teve um problema nos olhos e a família foi embora para Alemanha em busca de recursos e tratamento. Assim permaneceram na Alemanha entre os anos de 1928 a 1929, onde Burle Marx pode ter contato com as vanguardas artísticas.

Burle Marx visitou diversas exposições de pintores importantes e renomeados como, a de Picasso, Paul Klee e Van Gogh, Matisse, e isso pode causar uma grande impressão para Burle Marx, levando-o à decisão de se dedicar muito e estudar pintura.

Roberto Burle Marx obras 2014 google img   Biografia de Roberto Burle Marx

Sua participação entre as definições da Arquitetura Moderna no Brasil foi extremamente fundamental, Burle Marx atuou em diversas equipes responsáveis por vários projetos célebres. O terraço-jardim que projetou para o Edifício Gustavo Capanema é considerado um grande marco de ruptura no paisagismo brasileiro. Um projeto com definição por vegetação nativa e formas sinuosas, o jardim (com espaços contemplativos e de estar) possuía uma configuração inédita no país e no mundo.

Roberto Burle Marx jardinagem 2014 google img   Biografia de Roberto Burle Marx

A partir deste ponto, Burle Marx passou a fazer o seu trabalho com uma linguagem bastante orgânica e revolucionária, identificando-a muito com vanguardas artísticas como a arte abstrata, o concretismo, o construtivismo, entre outras. As plantas baixas realizados através de seus projetos lembram em muitas vezes telas abstratas, nas quais os espaços criados privilegiam a formação de recantos e caminhos através dos elementos de vegetação nativa.

Cronologia de Roberto Burle Marx

  • 1909 – nasce Burle Marx em 5 de agosto, em São Paulo
  • 1913 – Muda-se com a família para o Rio de Janeiro, onde fixam domicílio
  • 1928 a 1929 – Vive período na Alemanha com a família
  • 1930 a 1934 – Ingressa e frequenta a Escola Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro
  • 1932 – Primeiro projeto de paisagismo para a residência da família Schwartz no Rio de Janeiro
  • 1934 – Assume a Diretoria de Parques e Jardins do Recife, projeta praças e jardins públicos
  • 1937 – Cria o primeiro Parque Ecológico do Recife
  • 1949 – Adquire um sítio de 365.000 m2, em Guaratiba, RJ, onde abriga uma grande coleção de plantas
  • 1953 – Projeta os Jardins da Cidade Universitária da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro
  • 1953 – Projeta o Jardim do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte
  • 1954 – Realiza o projeto paisagístico para o Parque Ibirapuera, em São Paulo, SP (não executado)
  • 1955 – Projeta o paisagismo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM/RJ
  • 1961 – Projeta o paisagismo para o Eixo Monumental de Brasília
  • 1961 – Paisagismo do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro
  • 1968 – Projeta o paisagismo da Embaixada do Brasil em Washington, D.C. (Estados Unidos) -
  • 1970 – Projeta o paisagismo do Palácio Karnak, sede oficial do Governo do Piauí.
  • 1971 – Recebe a Comenda da Ordem do Rio Branco do Itamaraty em Brasília
  • 1982 – Recebe o título Doutor honoris causa da Academia Real de Belas Artes de Haia (Holanda)
  • 1982 – Recebe o título Doutor honoris causa do Royal College of Art em Londres (Inglaterra)
  • 1985 – Doou seu sítio de Guaratiba com seu acervo ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN (na ocasião se chamava Fundação Nacional Pró Memória)
  • 1990 – Projeta o paisagismo do Parque Ipanema, em Ipatinga/MG
  • 1994 – Morre no Rio de Janeiro, em 5 de junho, tendo projetado mais de 2.000 jardins ao longo de sua vida.

Sítio Burle Marx

Tags:, roberto burle marx, burle marx, roberto burle marx biografia, ??? sítio ??????? ????? ?????
Comentários
3 Comentários nesta página
  1. Boa tarde,

    E simplesmente maravilhoso, saber sobre os nossos grandes paisagista.A criatidade o amor naquilo que eles fazem. Parabens ao GOOGLE, que a cada aniversario, parbeniza grandes nomes de toda a cultura, raça e origens de pssseas que fizerama diferença no nosso pais e em outros paises.
    Grata

  2. Sou fã de carteirinha das obras de Burle Marx – um dos melhores paisagista do mundo.
    Por favor, enviem-me este artigo sobre sua biografia.
    Obrigada!

Deixe um comentário