Como fazer revestimento de vinil

By

Dicas e cuidados para fazer um bom revestimento de vinil

Como-fazer-revestimento-de-vinilPara uma boa aplicação, primeiro é aconselhável verificar se o pavimento está bem seco e perfeitamente regularizado. Em assoalhos de madeira, procure pregos ou tachas que estajam soltos ou mal pregados e retire-os com um arranca-tachas ou uma torquês ou embute-os na madeira com um martelo e um punção. Se necessário, regularize as tábuas do assoalho com uma plaina ou uma lixadeira. Se no seu caso o assoalho apresentar espaços, brechas ou fendas entre as tábuas revise toda a superfície com placas de aglomerado de madeira ou de compensado.

Repare os pavimentos de concreto se estes apresentarem fendas ou irregularidades. Com um martelo e um ponteiro, desbaste todas as irregularidades e preencha as fendas com uma ARGAMASSA de areia e cimento misturado com um pouco de cola PVA. Limpe a poeira e os desperdícios e alise as áreas que reparou com uma colher de pedreiro. Deixe secar bem antes de assentar o revestimento.

Como assentar o revestimento
O tipo de vinil mais fácil de colocar apresenta-se com uma base espessa que não precisa ser colada ao pavimento, ou pode levar apenas cola nas bordas, e não encolhe.

A forma mais fácil de assentar vinil é em placas.
Existem placas autocolantes e placas que são coladas com uma cola especial, que pode ser encontrada na mesma loja onde você adquiriu as placas.

Se você optou pelas placas de colar, espalhe a cola numa superfície com 1 m2 aproximadamente e depois assente as placas na superfície revestida com cola, começando pelo centro  (v. figura). Repita o processo, metro quadrado por metro quadrado, até completar o revestimento do pavimento.

Se sair ou escorrer cola pelas juntas, limpe imediatamente com um pano umedecido em aguarrás ou água, de acordo com as instruções do fabricante.

ATENÇÃO. Areje bem o compartimento e apague todas as chamas-piloto em aquecedores ou caldeiras a gás, por exemplo. Depois de assentadas todas as placas inteiras, preencha os espaços vazios com placas cortadas. Para cortar uma placa com as dimensões exatas do acerto que você pretende fazer, coloque uma segunda placa em cima da última placa inteira já assentada e uma terceira em cima da segunda. Em seguida, faça deslizar esta terceira placa até a parede.

Marque sobre a segunda placa a linha que define a posição da borda exterior da terceira placa, sobre a segunda e corte esta por essa linha servindo-se de uma faca afiada. Obtém-se, assim, um pedaço de placa que encaixa perfeitamente no espaço a ser preenchido. Continue até preencher todos os espaços vazios.

Rolo de vinil
Rolo de vinilÀ semelhança de outros materiais para revestimento, também o vinil é atualmente comercializado em rolos com largura suficiente para revestir o pavimento de um compartimento de dimensões normais, sem necessidade de juntas. No entanto, se for impossível evitar as juntas, tente localizá-Ias numa parte do compartimento onde haja menos movimento e onde fiquem tão escondidas quanto possível.

Corte o rolo em tiras com as dimensões necessárias, com uma margem de pelo menos 5 cm nas quatro arestas. Assente a tira sobre o pavimento. Improvise um riscador ou um graminho simples atravessando uma ripa de madeira com um prego de ponta aguça da pregado a 15 cm do topo da ripa.

Encoste o topo do riscador na parede e faça deslizar o instrumento ao longo desta, marcando uma linha em todo o comprimento da tira. A marca acompanha exatamente os contornos da parede. Corte o excesso com um estilete e encoste a tira na parede.

Repita a operação numa parede adjacente, começando por fazer uma marca nas duas pontas no local onde a tira vai ser cortada. Em seguida, afaste a tira da parede até que a ponta do riscado r assente nas duas marcas. Risque a linha de corte em todo o comprimento da tira, corte o e cesso e depois encoste a tira na parede.

Repita esta operação para as outras duas paredes. Enrole a tira até o meio do compartimento, espalhe cola no chão e assente novamente a tira. Se se trata de vinil com revestimento na base, aplique apenas cola nas bordas das tiras.

Se, dadas as dimensões do compartimento, houver necessidade de assentar duas tiras de vinil para revestir todo o pavimento, comece o trabalho preparando as tiras dos lados em que vão ficar encostadas’ deixando na junção das tiras uma boa margem de superposição. Se você escolheu um vinil com um padrão, acerte os motivos na linha de superposição das tiras. Depois de assentadas as tiras, espere uma semana para que a cola fique bem seca. A seguir, com um estilete bem afiado e uma régua de aço, corte simultaneamente as duas tiras no centro da superposição.

Retire as tiras cortadas; as bordas das tiras, assentadas de um extremo a outro, deverão coincidir perfeitamente. Aplique fita adesiva com dupla superfície de aderência ao longo da junta pela parte debaixo para que as tiras de vinil fiquem firmemente coladas ao pavimento.