sábado , 1 agosto 2015
Capa > Culinária > Receita de pão caseiro simples e fácil de fazer – Como fazê-lo em dias frios

Receita de pão caseiro simples e fácil de fazer – Como fazê-lo em dias frios

Deliciosa receita de pão caseiro.

Está aqui uma receita de pão caseiro simples e fácil de fazer, darei a seguir passo-a passo o modo de preparo para que seu pão cresça não só em dias ensolarados, mas em dias frios também. Saiba como.

Ingredientes

– 1 kg de farinha de trigo especial, reserve uma xícara de (chá) rente as bordas, dessa farinha, esta irá sobrar.

– 400 ml de água dividida, pode substituir metade da água por leite

– 6 colheres (sobremesa) cheias de açúcar

–  2 pacotes de fermento biológico seco instantâneo para pães e pizza (10g cada)

– 1 colher (sobremesa) rasa de sal ou a gosto

– 2-3 colheres (sobremesa) cheias de manteiga ou margarina em temperatura ambiente

– 1 colher (sobremesa) de azeite

– 2 ovos em temperatura ambiente

Veja agora o modo de preparar a massa

 1.  Bata os ovos com um garfo. Reserve

 2.  Coloque a farinha de trigo na bacia. Reserve.

 3.  Em uma vasilha pequena, dissolva o fermento em 200ml de água ou leite mornos e adicione colheradas da farinha que está na bacia, aos poucos, mexendo até obter uma papa e 1 colher de açúcar, mexa bem e reserve.

 4.  Coloque em uma vasilha 200ml de água e leve ao fogo para amornar, “só amornar”, adicione 5 colheres de açúcar restante eo sal, mexa para que dissolva e despeje sobre a mistura de farinha de trigo reservada, mexendo com uma colher. Adicione o fermento que está na vasilha reservada, junte os ovos e manteiga ou margarina, o azeite e continue mexendo com com a colher, em seguida com as mãos, até misturar bem, coloque sobre uma superfície enfarinhada e amasse, sovando-a bem.

5.  Feito isso, polvilhe farinha de trigo na bacia e coloque a massa, cubra com um saco plástico e deixe em lugar fechado, como dentro do fogão desligado, para crescer por 40 minutos ou mais, até dobrar de volume. Divida a massa em três partes iguais e abra-a com o rolo de macarrão, deixando-a bem fina, enrole os pães e coloque os em fôrma grande deixando espaço entre os mesmos pois irão crescer, ou em fôrmas próprias para pão. Cubra-os com um pano e deixe em lugar fechado novamente, até dobrar de volume, ligue o forno em temperatura de 220 graus e deixe assar até corar a seu gosto.

Dias frios o que fazer

6.  Uma dica: ligue e desligue o forno do fogão para aquecê-lo em dias frios, antes de colocar a forma dentro para que os pães descansem e dobrem de volume, repita se necessário 2 ou 3 vezes até que os pães dobrem de volume.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>