terça-feira , 26 julho 2016
Capa > Culinária > Receita de pão caseiro fofinho, macio e fácil de fazer

Receita de pão caseiro fofinho, macio e fácil de fazer

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Culinária, leia sobre Receita de pão caseiro fofinho, macio e fácil de fazer, e outros relacionados sobre Culinária e faça bom uso do conteúdo!

                                                                                                                                                                                    pao especial de oleo de girassol
 Delicioso pão caseiro. Está a procura de uma receita de pão caseiro fofinho, macio e fácil de fazer? experimente esta receita nova que faz sucesso. Faça e verás que valeu a pena, pão fofinho, macio e pode ser conservado em geladeira e servido a qualquer hora, no lanche da tarde, café da manhã e também para ser levado à escola. Veja abaixo o passo a passo da receita, é divertido e o resultado será ótimo.

Ingredientes:

– 5 copos de (200ml) cheios de farinha de trigo
– 1/3 xícara (chá) de óleo de girassol (80ml), encontra-se facilmente em supermercados, junto aos demais óleos de cozinha
– 150ml de água
– 100ml de leite de vaca
– 1 ovo ligeiramente batido com um garfo
– 1 envelope de fermento biológico seco instantâneo ( fermix ou outro 10g)
– 1 colher (chá) rasa de sal ou a gosto
– 2 colheres de (sobremesa) cheias de açúcar refinado ou 3 de açúcar cristal

Como medir os ingredientes

Uma boa medida para a farinha de trigo, seria um copo descartável (200ml) ou o copo tipo americano muito utilizado em bares, (cheio mede 200ml), com auxílio de uma colher encha o copo sem comprimir, quando estiver rente as bordas do mesmo, coloque mais uma colher, medir o sal e misturar à farinha de trigo.

Unte uma fôrma com margarina e polvilhe farinha de trigo. Reserve.

Obs: deixe espaço entre os pães ao coloca-los na forma, pois irão crescer, do contrário não ficarão grandes o suficiente.

– Medir o açúcar. Reserve

– Medir o óleo. Reserve

– Bata ligeiramente o ovo com um garfo. Reserve

Modo de preparo da massa

1- Leve ao fogo uma panelinha e adicione o leite e água para amornar, somente amornar para que não mate o fermento junte o açúcar e mexa, despeje em uma bacia que será trabalhada a massa e coloque de 4-5 colheres de farinha de trigo eo fermento biológico seco instantâneo e mexa com uma colher, junte o ovo batido e óleo e mexa novamente.

2- Acrescente a farinha de trigo aos poucos mexendo com uma colher, agora comece a trabalhar a massa com as mãos, só após isso irá perceber se precisará de ajuste, isto é; um pouquinho a mais de farinha ou água. Coloque em uma superfície que possa ser sovada e sove-a por alguns  minutos até que a massa fique homogênea e elástica.

3- Polvilhe farinha de trigo na vasilha que foi trabalhada a massa e coloque-a de volta, cubra com um guardanapo e por cima um saco plástico, deixando espaço para a massa, pois a mesma irá crescer, deixe-a descansar por +ou- 40 minutos até que aumente ou dobre de volume.

4- Divida a massa em duas e com o auxílio de um rolo, abaixe-a de modo que fique em forma de um retângulo e bem fina, modele o pão, coloque-o na fôrma e cubra com um guardanapo; faça o mesmo com o restante da massa, lembrando de deixar espaço entre os pães, cubra os com o guardanapo e saco plástico.

5- Coloque a fôrma dentro do fogão desligado (prefira fazê-lo em dias quentes) e deixe até os pães dobrarem de volume não deixando-os crescerem mais que isso, evitando que após assados fiquem com aparência de murchos, olhe de vez em quando para ver se está no ponto.

6- Dobrou de volume? descubra os pães e acenda o forno deixando-o em temperatura de 220 graus, deixe assar por 30 minutos ou a seu gosto. Após corados retire-os do forno e passe manteiga ou margarina se desejar. Para guardá-los envolva-os em papel filme ou sacola plástica por até dois dias, após isso coloque em geladeira.

Pronto, está aí o delicioso pão caseiro de óleo de girassol.

Bom apetite.

Dicas: o ponto da massa se dará quando estiver fácil de ser trabalhada, não é dura e nem mole a ponto de ficar pegajosa, se achar necessário faça ajustes, acrescentando farinha de trigo ou água.



O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre Receita de pão caseiro fofinho, macio e fácil de fazer, aborda alguns assuntos relacionados com Culinária, pão caseiro fácil e fofinho, Como Fazer Pão Caseiro Fofinho, Receita Pão Doce Caseiro Fácil, encontre aqui pao caseiro fofinho, encontreaquireceitas pao caseiro facile fofinho, como fazer um pão americano, pao caseiro fermix, pao caseiro fofinho, Pão Caseiro Simples E Fofinho, Pao Com Fermix e foi atualizado em 2012-04-18