Receita de omelete de queijo, presunto e batata

By

Omelete fofinha.

Experimente – Omelete de queijo, presunto e batata, preparada com leitelho caseiro, (soro de leite qualhado), feito na hora em que for preparar a omelete, é rápido e prático, serve para acrescentar um sabor exclusivo e maciez para a omelete. Saiba como fazê-la para o café da manhã, deliciosa e reconfortante.

Ingredientes

- 1/2 xícara chá (120ml) de leite integral
- 1 colher de (sobremesa) de sumo de limão
- 2 colheres de presunto picado
- 2 batatas médias cortada em 4 e fatiadas finas
- 2 colheres (sobremesa) cheias de farinha de trigo
- Alecrim fresco (opcional)
- 1 Cebola pequena cortada em fatias finas
- 2 colheres de (sopa) de óleo
- 1 Colher de (chá) de fermento químico em pó
- Pimenta do reino
- 1 colher (chá) de sal
- 50g de queijo mussarela ralada
- 2 ovos tamanho grandes, batidos ligeiramente com um garfo somente para misturar claras e gemas

Modo de preparo

Leitelho caseiro – Uma colher de suco puro de limão ou vinagre branco, coloque o suco ou vinagre em uma xícara e reserve. Leve o leite ao fogo para amornar, não quente somente 38 graus +ou- que não queime o dedo ao toque, retire do fogo e despeje sobre o sumo de limão que está na xícara e mexa, o leite vai qualhar, é normal mexa e deixe descansar por 10 minutos ou enquanto prepara os outros ingredientes.

Em uma frigideira anti aderente coloque o óleo e deixe esquentar. junte a batata e deixe fritar até que esteja macia, não precisa dourar, retire com auxílio de uma escumadeira e coloque em um prato forrado com papel toalha. Aproveite a frigideira untada para refogar a cebola até amaciar, coloque a cebola sobre a batata já frita e reserve.

Despeje o leite qualhado (leitelho) em uma tigela pequena, junte a farinha de trigo, mexa e adicione os ovos batidos, sal, pimenta do reino, queijo, presunto, alecrim, fermento e a mistura de batata e cebola, divida em 2 porções ou faça de uma só vez dependendo do tamanho da frigideira.

Despeje na frigideira untada com manteiga ou margarina, e deixe cozinhar em fogo baixíssimo no sentido desligar, para uma boa qualidade de sua omelete, quando estiver um tanto firme e perceber que está dourada na parte de baixo, vire-a com ajuda de uma espátula ou escumadeira e deixe cozinhar do outro lado. Resultado; uma omelete fofinha, macia e saborosa.