Receita de esfiha de carne fechada – fácil de fazer

By Encontre Aqui

Esfiha de carne moída

Está aqui uma receita de esfiha de carne moída deliciosa, veja como é fácil preparar a massa para fazê-la, e aprenda como fechá-la é simples, prática e saborosa, experimente.

Ingredientes

– 500 gramas de farinha de trigo ou um pouquinho a mais para dar ponto
– 3 tabletes de fermento biológico fresco
– 1 xícara (chá) de leite morno (240 ml)
– 1/2 xícara (chá) de óleo (120 ml)
– 1 colher (chá) rasa de sal
– 1 colher (chá) de açúcar

Ingredientes para o recheio

– 500 gramas de carne moída
– 2 tomates maduros picados em cubinhos
– ½ xícara de cebola picada ou mais se desejar
– Suco de 1 limão
– 1 colher (sobremesa) de orégano
– Cebolinha verde picada a gosto
– Salsinha picada
– 2 dentes de alho picado
– Sal a gosto
– 1 colherinha (café) de pimenta do reino
– Outros temperos se desejar

Como preparar a massa

Em um recipiente coloque o leite morno, açúcar, sal e o fermento e mexa até dissolver. Junte o óleo. Acrescente a farinha de trigo mexendo com uma colher, em seguida coloque a massa em uma superfície e amasse-a polvilhando farinha se necessário somente até desgrudar das mãos, não precisa deixá-la dura. Deixe a massa descansar por 30 minutos, prefira fazê-la em dias quentes. Divida a massa em bolinhas do tamanho que desejar, e abra-as com as pontas dos dedos achatando-as de modo que possa colocar em cada uma, uma colher do recheio de sua preferência.

Como preparar o recheio

Reserve a cebolinha e salsinha. Tempere a carne com o restante dos temperos e reserve. Leve uma panela ao fogo e coloque um fio de óleo, suficiente para fritar o alho, e uma colher de cebola picada, junte a carne temperada e refogue-a até a mesma mudar de cor. Desligue o fogo, adicione a cebolinha picada e salsinha, mexa e deixe esfriar para rechear as esfihas.

Como fechar as esfihas

Feche a metade da massa já com o recheio e feche também a outra parte, unindo as bordas da massa, aperte bem com as pontas dos dedos para que não se abram ao assar, a esfiha irá ficar com o formato de um triângulo, vá colocando em uma fôrma polvilhada com farinha de trigo e deixe as mesmas descansarem por alguns minutos. Com auxílio de um pincel passe gema batida em cada esfiha e leve ao forno pré aquecido, asse em temperatura de 220 graus por 30 minutos ou até dourar.