Receita de coxinha simples e deliciosa

Saiba passo-a-passo como fazer deliciosas coxinhas.

Receita de coxinhaSaiba como fazer coxinhas fáceis, abaixo daremos as dicas para o preparo das mesmas. Especialmente para quem nunca fez.

Ingredientes

  • 3 copos de leite
  • 3 copos cheios de farinha de trigo
  • 2-3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 2-3 tabletes de caldo de galinha
  • 1- 2 ovos

Modo de preparo

1. No liquidificador bata todos os ingredientes. Transfira para uma panela e leve ao fogo baixo, deixe cozinhar mexendo com vigor e passando a colher de pau em todo fundo da panela, não se assuste com alguns grúmulos que se formam, eles desaparecerão. Logo, sua massa dará o ponto, não descuide tudo se transformará aos poucos em uma bola e se desgrudará do fundo da panela. Continue trabalhando a bola de massa com a colher de pau amassando-a enquanto a panela está no fogo, para que fique bem cozida e homogênea.

2. Desligue o fogo e transfira a massa para uma vasilha, mantendo-a tampada para que a massa não resseque e endureça. Se quiser uma massa ainda mais homogênea, ao retirar a panela do fogo leve direto a uma pedra untada com margarina e amasse-a com a colher de pau, coloque ainda quente em uma vasilha e tampe-a. Agora faça as coxinhas.
Obs. Aproveite para que seja feita todas com a massa ainda morna, isso fará com que as mesmas fiquem bem coladas evitando que estourem na hora de fritar.

3. Dicas de como fazer as coxinhas, para quem nunca fez;
Pode medir a massa com uma colher, exemplo: uma colher cheia. Trabalhe a massa nas mãos fazendo uma bolinha, faça um furo no meio da bolinha, e trabalhe a massa formando uma cova, não deixando a massa muito fina para que ao fritar não trinque ou rache. Coloque o recheio de sua preferência, carne moída bem temperada, frango desfiado bem temperado, presunto, mortadela, salsicha, mussarela, calabresa ou o que você preferir.

4. Fechando as coxinhas;
Pegue as bordas da coxinha já pronta com o recheio dentro e junte-as, de modo que termine em uma ponta fina arredondada. Trabalhe bem esta parte para que fique bem colada. Veja como ficou bonita, e assim por diante, até terminar. Passe no leite e farinha de rosca ou no ovo ligeiramente batido e farinha de rosca frite em óleo quente.

5. Como saber se o óleo está quente:
Leve ao fogo uma panela com óleo o suficiente para cobrir as coxinhas, quando estiver quente jogue um palito de fósforo no óleo se ele acender “pegar fogo” é porque está no ponto. Coloque as coxinhas com cuidado para que não as fure.
Obs. se desejar congelá-las não passe em ovo, prefira leite e farinha de rosca, para evitar que fiquem grudentas, há quem prefere passar só na farinha de rosca.

6. Congelamento:
Coloque-as em uma assadeira de modo que fiquem com um centímetro uma da outra, deixe-as no congelador destampadas até congelar. Agora sim, guarde-as em saco plásticos próprios para frios, retirando todo o ar, na hora de fritá-las congeladas faça-o em fogo baixo e frite poucas de cada vez, evite fritar em fogo alto, pois irá tostar por fora e ficar gelada por dentro.

Termos
  • como fazer coxinha
  • Receita de coxinha simples
  • como fazer coxinha passo a passo
  • como fazer coxinha simples
  • como fazer coxinhas

Quer mais assuntos como este?

Nós gostamos de compartilhar temas como este no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Satisfação garantida ou sua curtida de volta!)