segunda-feira , 21 agosto 2017
Capa > Automóveis > Rastreadores de veiculos – Nova lei para os carros

Rastreadores de veiculos – Nova lei para os carros

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Automóveis, leia sobre Rastreadores de veiculos – Nova lei para os carros, e outros relacionados sobre Automóveis e faça bom uso do conteúdo!
Compartilhe!

Rastreadores para carros

Ter o carro furtado ou levado num assalto é uma péssima experiência, que ninguém gostaria de ter. Por isso, tornar obrigatória a instalação de rastreadores em todos os carros produzidos e vendidos no Brasil parece ser uma boa iniciativa. Esses dispositivos permitem localizar os veículos a qualquer momento e alguns possibilitam até mesmo imobilizá-Ios caso estejam sendo indevidamente levados.

Rastreadores vêm sendo usados há alguns anos, com o incentivo de seguradoras e bons resultados! tanto na recuperação de automóveis e motos como na inibição do roubo de cargas, um dos ramos mais prósperos da criminalidade. Eles permitem, por exemplo, que uma transportadora acompanhe o trajeto de seus caminhões, detectando caso tomem caminhos estranhos ou façam paradas não programadas. Uma prestadora de serviços pode saber onde estão seus funcionários, para encaminhar chamadas aos que estiverem mais próximos aos locais onde são necessários.

CAPACIDADE DOS RASTREADORES DE INIBIR FURTOS E ROUBOS SERA MUITO LIMITADA

Tem gente que é contra os rastreadores porque eles podem violar sua intimidade: pais podem saber onde andam os filhos e, o que assusta muitos, cônjuges desconfiados podem fiscalizar – se mutuamente. É um ponto a considerar, mas não o principal. A grande questão é que a capacidade de inibir furtos e roubos desse tipo de tecnologia será bastante limitada. Mesmo antes da obrigatoriedade, quadrilhas mais sofisticadas já descobriram que eles podem ser facilmente bloqueados e, em breve, irão inibir apenas os ladrões mais amadores.

Basta uma rápida consulta na internet para encontrar dezenas de dispositivos capazes de anular a ação dos rastreadores, seja de que tipo forem. É claro que a fabricação, o uso e a importação dos bloqueadores é proibida por lei. Mas também é proibido importar fuzis, metralhadoras, granadas e drogas, coisas muito mais difíceis de esconder e vender do que um objeto menor que um maço de cigarros.

Não é a primeira vez que legisladores tentam dificultar a vida dos ladrões. Nossos carros estão entre os úni cos no mundo a ter o número do chassi gravado nos vidros, por exemplo. O mesmo número é reproduzido em vários pontos do veículo, alguns deles ocultos, para dificultar a venda de peças por desmanches ilegais. Há mais de 50 anos, as placas traseiras dos carros são lacradas. Infelizmente, nada disso impediu ou inibiu a ação dos ladrões.

Ainda bem que, hoje em dia, bugigangas eletrônicas não custam caro e a nova lei não irá encarecer muito nossos carros. É pena que, como a maioria dos produtos do gênero, é provável que os rastreadores sejam importados, e não feitos por aqui. Pelo menos, isso ajudaria a criar alguns empregos.

F- autoesporte

Compartilhe!


O que acha? Adicione um comentário.

2 comentários

  1. Ao tornar obrigatório o rastreador como equipamento original de fábrica e não obrigar o motorista a ativá-lo, estão institucionalizando outro “kit de primeiros socorros”: no momento em que todos os veículos possuírem esse equipamento, o lobby dar-se-á por satisfeito e a obrigatoriedade cairá.
    Obrigando os motoristas a ativá-lo, quais vantagens reais ser-lhe-ão oferecidas? Sim, pois a história que o custo do seguro cairá, nem a “velhinha de Taubaté” acreditou. Será que poderão vislumbrar em tempo real, trechos de sua rota que estão interditados ou com fluxo lento, com a antecedência necessária para evitá-los? Isso, certamente que não, apesar de essa tecnologia permitir!

  2. Dificultar a vida dos ladroes ou criar ferramentas de controle? Se esta lei for realmente posta em prática, o brasil se tornara o maior estado policial autoritário do mundo.

    Big Brother Brasil: Muito em breve seremos obrigados a ter chips RFID e rastreadores em nossos carros no Brasil blog.antinovaordemmundial.com/?p=829

Este artigo sobre Rastreadores de veiculos – Nova lei para os carros, aborda alguns assuntos relacionados com Automóveis, e foi atualizado em 2010-08-16
Compartilhar
Compartilhar