segunda-feira , 29 maio 2017
Capa > Saúde > Quais as vitaminas existentes para o nosso corpo

Quais as vitaminas existentes para o nosso corpo

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Saúde, leia sobre Quais as vitaminas existentes para o nosso corpo, e outros relacionados sobre Saúde e faça bom uso do conteúdo!
Compartilhe!

As Vitaminas são essenciais para manter o corpo saudável e a mente sempre alerta. A falta de algumas delas pode levar uma pessoa à ter fadiga, doenças de pele, deficiência nos dentes e ossos, entre outros malefícios.

Existem 13 diferentes tipos de vitaminas que podem ser divididos em duas categorias: solúveis em água e solúveis em gordura.

As vitaminas A, D, E e K são vitaminas solúveis em gordura, ou seja, são absorvidas pelo intestino e depois armazenadas no fígado até serem utilizadas pelo organismo. Isso significa que elas não precisam ser consumidas todos os dias.

Vitaminas solúveis em água, por outro lado, precisam ser ingeridas todos os dias, já que qualquer excesso das mesmas é eliminado através da urina.

Muitas vitaminas são encontradas em frutas e legumes. Preferencialmente, essas fontes de alimentos devem ser consumidas cruas, já que existem vitaminas que podem perder parcialmente suas propriedades através do processo de cozimento.
Conheça agora um pouco mais sobre cada uma delas

Vitamina A
Função: importante para manter os ossos saudáveis, dentes, membranas mucosas e pele. Também é um poderoso antioxidante.
Fontes: carne, ovos, óleo de peixe, fígado, leite e queijo.

Vitamina B1
Função: protege o coração e o sistema nervoso, e é necessária para converter carboidratos e gorduras em energia.
Fontes: carnes magras, carne de porco, cereais fortificados, cereais integrais, feijão, batata, espinafre, nozes e ervilhas.

Vitamina B2
Função: vital para o crescimento e para a geração de células vermelhas do sangue.
Fontes: carne de aves, carnes magras, ovos, leite, peixe, iogurte, levedura, soja, legumes, amêndoas, vegetais de folhas verdes, pães enriquecidos e cereais.

Vitamina B3
Função: mantém a pele saudável e o sistema digestivo trabalhando bem.
Fontes: carne de aves, amendoim, leguminosas, batatas, leite, ovos, fígado, coração, rins, cereais matinais fortificados, brócolis, cenoura, abacate, tomate, datas, batata doce, cereais integrais e cogumelos.

Vitamina B5
Função: é necessária para o metabolismo e para a síntese de todos os alimentos.
Fontes: ovos, carne, fígado, frutas secas, peixes, cereais integrais e leguminosas.

Vitamina B6
Função: auxilia na formação de células vermelhas do sangue e dos neurotransmissores.
Fontes: carne magra, ovos, frango, fígado, peixe, feijão, nozes, grãos integrais e cereais, bananas e abacate.

Vitamina B7
Função: essencial para o metabolismo e síntese de ácidos graxos. Mantém a pele, cabelo e unhas saudáveis.
Fontes: a biotina é encontrada em quase todos os tipos de alimentos. Valores elevados estão presentes no fígado, manteiga, extratos de levedura, ovos, cereais fortificados e produtos lácteos.

Vitamina B9
Função: necessária para a produção de células vermelhas do sangue e proteínas no organismo. É significativa para o crescimento e reparação das células e tecidos, especialmente durante a gravidez.
Fontes: vegetais de folhas verdes, frutas cítricas, leguminosas, cereais enriquecidos, fígado, carne de porco, aves, brócolis e levedura.

Vitamina B12
Função: importante para o processo de metabolismo e para a manutenção do sistema nervoso.
Fontes: ovos, crustáceos, aves, carnes, lacticínios, fígado e cereais fortificados.

Vitamina C
Função: é necessária para manter a pele, dentes, gengivas, ligamentos e tendões saudáveis. Ela também ajuda a curar as feridas mais rápido, fortalecer o sistema imunológico e combater as células cancerígenas.
Fontes: frutas cítricas, melão, morango, groselhas, pimentão verde, tomate, brócolis, kiwi, batata, vegetais verde-escuros folhosos, pimentão vermelho, abóbora, manga, mamão, couve-flor, abacaxi, framboesa e amora.

Vitamina D
Função: é necessária para absorção de cálcio e o fortalecimento dos ossos e dentes. Também é fabricada a partir do contato com o sol.
Fontes: leite e derivados, óleos de peixe e óleo de peixe, ovos, ostras e cereais enriquecidos.

Vitamina E
Função: é uma fonte antioxidante que protege as células e tecidos de substâncias nocivas e radicais livres. Ajuda na prevenção do câncer e previne doenças cardiovasculares e do coração.
Fontes: óleos vegetais, como canola, palma, girassol, azeite e soja. Também encontrado em nozes, sementes, espinafre, vegetais de folhas verdes, aspargos e cereais.

Vitamina K
Função: essencial para a coagulação do sangue e conservação dos ossos.
Fontes: espinafre, couve-flor, couve, verduras, soja, cebolinha e pistache nozes.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância das vitaminas, use sua criatividade para preparar refeições variadas e saudáveis, tudo em nome da saúde!

Compartilhe!


O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre Quais as vitaminas existentes para o nosso corpo, aborda alguns assuntos relacionados com Saúde, alimentos verdes escuros e foi atualizado em 2012-08-07