quinta-feira , 23 março 2017
Capa > Notícias > Projeto sobre ‘o que é ser branco’ inflama debate sobre racismo nos EUA

Projeto sobre ‘o que é ser branco’ inflama debate sobre racismo nos EUA

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Notícias, leia sobre Projeto sobre ‘o que é ser branco’ inflama debate sobre racismo nos EUA, e outros relacionados sobre Notícias e faça bom uso do conteúdo!

Nos estados Unidos, a decisão da Justiça americana por não ter acusado formalmente os policiais que foram os responsáveis pela morte de Michael Brown e de Eric Garner inflamou o debate sobre a desigualdade racial nos Estados Unidos. Agora, um projeto sobre “o que é ser branco” amplia a polêmica, com o objetivo de incluir os cidadãos brancos na discussão.

brancura

Neste sábado (13), milhares protestam em Washington contra as mortes de negros por policiais brancos em circunstâncias polêmicas desde 2012, como o jovem Trayvon Martin, de 17 anos, morto por um voluntário de segurança do bairro na Flórida, e Tamir Rice, de 12 anos, que foi alvejado por policiais porque portava uma arma de brinquedo.

Outros protestos em cidades como Nova York e Los Angeles exigem um fim ao que se considera um uso desproporcional da força pelos policiais de todo o país, em particular contra a população negra.

Muitas pessoas consideram que, apesar dos avanços das últimas décadas, o racismo nos Estados Unidos continua tão presente como há meio século, quando o movimento pelos direitos civis, liderado por Martin Luther King Jr., lutou para acabar com a segregação racial.

Em meio ao debate, um projeto audiovisual que fala sobre o que significa ser branco no país, que estreou há algumas semanas na TV, colocou mais lenha na fogueira.

O Whiteness Project (Projeto Brancura, em tradução livre), do documentarista Whitney Dow, reúne entrevistas com dezenas de americanos brancos – muitos deles de classe média – que falam diante das câmeras sobre seu sentimento de pertencimento a um grupo racial e sobre como percebem os privilégios que teriam em relação a outras minorias raciais.

As opiniões de alguns dos participantes – todos da cidade de Buffalo, em Nova York – soaram chocantes e polêmicas, talvez porque não seja comum ouvi-las publicamente.



O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre Projeto sobre ‘o que é ser branco’ inflama debate sobre racismo nos EUA, aborda alguns assuntos relacionados com Notícias, e foi atualizado em 2014-12-13