Porque o feijão escurece após cozido? – Saiba o segredo

Delicioso feijão, saiba o segredo.

Porque o feijao fica escuro

Porque o feijão escurece após cozido? é muito simples, toda pessoa que gosta ou tem interesse em cozinhar quer saber é lógico. Aqui você aprenderá o segredo, darei as dicas importantes de como fazer com que seu feijão permaneça com aparência de fresquinho e conserve a cor.

Vamos ao preparo do nosso feijão de todos os dias, para muitos.

Já ouvimos muitas pessoas falarem: só como feijão se for cozido da hora, a pessoa tem razão, pois quando o feijão acaba de cozinhar parece claro fresco e saboroso, até aí tudo bem, todos saboreiam o delicioso feijão, mas quando deixamos parte do mesmo para outra refeição ou pior ainda para o dia seguinte, já não parece o mesmo que saboreamos horas ou dia antes.

Vamos saber agora o porque, exemplo: você cozinhou o feijão e destampou a panela, aquele feijão que da vontade de comer até sem temperar, temperou ajeitou e serviu. O restante você deixou na mesma panela para a refeição seguinte, ainda mais se utilizou panela de alumínio, a qual é muito útil mas devemos saber usá-la.

O que acontece ao destampar a panela novamente, o mesmo já está escurecendo, o sabor já não é o mesmo e dai? Não dá nem ânimo de cozinhar feijão para reservar uma parte para outra refeição ou dia seguinte, então por isso que deixo as dicas passo a passo para facilitar a vida de quem vive na correria e gostaria de cozinhar feijão a mais.

Dicas importantes

Primeiro verifique se seu feijão é novo ou não. Se for novo tudo bem principalmente aquele bem clarinho, este é só escolher e lavá-lo bem, coloque a quantidade de água necessária, se tiver dúvidas faça sua pesquisa na barra no final da página “como cozinhar feijão” ensinamos como cozinhá-lo. Se o seu feijão não é tão novo, após escolhido e bem limpo, deixe-o de molho em água quente pelo tempo que achar necessário, muitas vezes de meia a uma hora é suficiente para que o feijão inche e até clareie. Para quem desejar que o mesmo se torne mais claro, jogue fora a água e coloque-o em outra água para ser cozido, irá depender do gosto de cada pessoa. Para dar cor e evitar que o feijão escureça, darei outra dica.

Você sabe que o tomate ajuda evitar que o feijão escureça? se não, aprenda como prepará-lo para ser cozido junto ao feijão.

Modo de preparar o tomate: se não quiser que o tomate apareça após cozido faça o seguinte: após limpo retire o pedúnculo (marquinha deixada pelo cabinho) vire o mesmo ao contrário e faça um corte em x cortando somente a pele do mesmo, e coloque-o em água fervendo por um minuto ou menos e na água fria por trinta segundos, retire a pele com auxílio de uma faca.

Pronto corte-o ao meio e retire as sementes,  basta um tomate grande para 2 litros de feijão temperado, para evitar que o mesmo escureça, pique-o em cubos e coloque-o para ser cozido junto ao feijão, ficará ótimo, sem falar da bela cor que irá ficar seu feijão. Obs. se não tiver tomate no momento substitua-o por “molho pronto de tomate”, 1-2-3 colheres, de acordo com a quantidade de feijão. Pronto, assim fazendo terá um feijão ainda mais saboroso, devido temperos existente no molho pronto.

Como guardar o feijão para que conserve a cor, e em que vasilha.

Coloque-o sempre em vasilha plástica ou de vidro bem tampada, evite vasilha de alumínio e leve à geladeira temperado ou não. Não há necessidade de congelar se guardado por dois dias, seu feijão continuará com a mesma aparência. Espero ter ajudado

Bom apetite

Termos
  • como deixar o feijão clarinho
  • banheiros modernos
  • banheiros decorados
  • Lavabos
  • como deixar o feijão claro

Quer mais assuntos como este?

Nós gostamos de compartilhar temas como este no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Satisfação garantida ou sua curtida de volta!)