Cursos na rea de Nutrio
Home Decoração de Casas Piso elevado – Informações

Piso Elevado – Saiba os prós e contras de alguns tipos de piso elevado

Piso elevado 2014 google img   Piso elevado   Informações

Sabemos que o Piso elevado é um tipo de piso, que atualmente está sendo muito usado em CPDs e escritórios, este modelo eleva o piso de um determinado ambiente em alguns centímetros, por exemplo (15 a 20cm) formando assim um espaço para que possa ser usado como passagem de cabos de dados, redes de internet e elétricas e outros acessórios do escritório como ar condicionado ou as tubulações de água gelada para refrigeração. O piso elevado também aceita a maioria dos acabamentos de piso que ja existem no mercado, como carpete, assoalho e laminado melamínico.

Tipos de piso elevado

Ardósia

As ardósias são placas de pedra, as mesmas ficam suportadas por armações de aço. as desvantagens do piso feito com ardósia é o alto peso e também algumas irregularidades no acabamento causando aquelas junções imperfeita entre uma placa e outra.

Concreto celular moldado in loco.

O Piso elevado de concreto é composto por uma massa leve vertida sobre formas de PVC, gerando um espaço aproveitável para a infraestrutura do ambiente e apresentando um piso com ótimo acabamento e requinte. O piso de concreto pode ter uma desvantagem que é a pouca altura conseguida, até 0,15 m, e a impossibilidade de reaproveitamento;

Plásticos especiais

O piso elevado de plástico especial, são blocos de material plástico antichama ou auto-extinguível, os mesmos são colocados diretamente em cima da laje de concreto. Estes modelos de piso com plástico são imunes à corrosão, mas a desvantagem é que não podem ser aplicados sobre lajes desniveladas muito irregulares, pois não tem opções de regulagem.

Placas metálicas

Temos tambem modelos de piso elevado com placas de metal com medida aproximada de 0,60 x 0,60 m, estas placas possuem reforço estrutural, as mesmas ficam apoiadas sobre pedestais reguláveis (macaquinhos). Com esta opção de piso elevado de placas metáicas, podemos conseguir vãos de até 0,90 m e são fáceis de reaproveitar. Também podem ser bem mais fáceis de abrir na hora que precisar fazer trabalhos de manutenção. A desvantagens podemos apontar a forte oxidação (quando aplicadas em locais sujeitos à umidade, como ambientes ao nível ou sob o solo, ou a proveniente da condensação provocada pelo ar condicionado) e apresentar um certo balanço, pela flexão da placa. Uma outra versão do produto combina a placa metálica com um enchimento de concreto celular, tornando-a mais rígida e sem apresentar o efeito de balanço ao se caminhar sobre ela. Por serem metálicos, devem ser convenientemente aterrados eletricamente.

Quais as Precauções

Atualmente está sendo muito comum utilizar o espaço sob o piso elevado para insuflar ar refrigerado, pelo melhor desempenho térmico e pelo custo menor com dutos. Mas devemos ficar atentos pois existem alguns problemas que devem ser considerados com este modelo de piso elevado, como a condensação de água nas partes metálicas e o vazamento de ar refrigerado em locais indesejados.

O espaço sob o piso deve ser monitorado por sensores de calor e fumaça e contar com equipamentos automáticos de combate a incêndio próprios.

Só comente se você for inteligente!

Deixe um comentário