Cursos na rea de Nutrio
Home Mais Você Receitas Preparo de Pimentas em Conserva – Mais Você

Saiba como preparar pimentas para conserva – Dicas do programa Mais Você da Ana Maria Braga

como conservar pimentas 2014 google img   Preparo de Pimentas em Conserva   Mais VocêNo programa de 11/05, a apresentadora do Mais Você Ana Maria Braga mostrou aos telespectadores algumas dicas elaboradas por especialistas de como conservar pimentas. Segundo Ana Maria, o primeiro passo para se conservar a pimenta é ferver o vidro, em seguida, deixá-lo secar. Ela ainda descatou que não se pode esquecer de fazer o mesmo com a tampa. O especialista sobre o assunto ressaltou que em uma conserva de pimenta, para enfeite, utiliza-se vinagre, sal e a própria pimenta. O especialista Nelusko também explicou que é importante fazer um furinho na pimenta, antes de colocá-las no vidro.

Vale apena prestar atenção e saber exatamente como conservar sua pimenta, Nelusko contou ainda que primeiro deve-se colocar as pimentas em camadas e, por último, despejar o vinagre com o sal sobre elas. É importante derramar o vinagre até a cobrir a última pimenta, para ela não correr o risco de apodrecer. Nelusko afirmou que uma conserva bem feita tem uma durabilidade muito grande, podendo ficar anos sem estragar.

CONSERVA DE PIMENTAS – Receita do Mais Você

 

INGREDIENTES: para fazer 1 vidro de conserva com 500 ml

- 300 g de pimenta de sua preferência
- 300 ml de vinagre de álcool branco
- 2 colheres (sopa) de sal
- folhas de louro a gosto
- dentes de alho a gosto

MODO DE PREPARO

Esterilização dos recipientes a serem usados
- Antes de fazer qualquer conserva é fundamental que os potes de vidro sejam esterilizados.

- Escolha um pote de vidro que possua uma tampa que vede bem e lave com água e sabão (ou detergente).

- Pegue uma panela e forre o fundo com um pano limpo. Coloque o pote e cubra com água. Deixe ferver por 15 minutos.

- Quando faltar cinco minutos, jogue a tampa, para também ser esterilizada. Deixe esfriar naturalmente, para que não quebre.

- Depois que esfriar um pouco, coloque o pote e a tampa sobre um pano limpo com a boca para baixo e deixe secar.

A conserva da pimenta

 

1º – ANTES DE MEXER COM AS PIMENTAS: besunte as mãos com óleo ou azeite. Isso fará com que a ardência das pimentas não passe para as mãos.

2º – Retire os cabinhos das pimentas que for usar, e descarte as pimentas que estiverem machucadas ou com pintas pretas ou murchas.

3º – Lave as pimentas que for usar em água corrente, uma a uma. Depois coloque-as numa peneira para que sequem completamente (DICA: você pode secá-las também com um pano limpo seco).

4º – Com o pote esterilizado, comece a colocar as pimentas em camadas, de acordo com sua preferência. Com a ajuda de um espetinho de madeira para churrasco, vá arrumando as pimentas para formar as camadas ajeitadas. Se desejar, coloque folhas de louro e dentes de alho a gosto para dar um sabor a mais.

5º – À parte, misture 300ml de vinagre de álcool branco e 2 colheres (sopa) de sal.

6º – Depois de preencher o vidro com as pimentas, despeje o vinagre com sal até a boca e tampe o vidro com uma rolha.

Dicas importantes para uma boa conserva

 

- O vinagre e o sal são conservantes naturais. Eles farão com que a conserva dure por 1 ano, fechada.

- Use, preferencialmente, vinagre branco com acidez entre 4 e 6%.

- Utilize sal refinado comum.

- Se você adicionar uma colher de pinga na conserva de vinagre (depois que estiver pronta), a pimenta ficará mais picante.

- Algumas especiarias podem ser adicionadas às conservas para dar um toque especial. As mais utilizadas são: louro, manjericão, tomilho, pimenta do reino, gengibre, cebolinha, salsinha e sementes de mostarda.

Comentários