domingo , 8 janeiro 2017
Capa > Curiosidades > As pedras que andam no Vale da Morte, deserto de Mojave, na Califórnia

As pedras que andam no Vale da Morte, deserto de Mojave, na Califórnia

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Curiosidades, leia sobre As pedras que andam no Vale da Morte, deserto de Mojave, na Califórnia, e outros relacionados sobre Curiosidades e faça bom uso do conteúdo!

pedras-que-andam-vale-da-morte

As pedras que andam na Califórnia – Até então ninguém conseguia explicar o que aconteciam, quem moviam essas pedras, pesquisadores americanos chegaram a uma conclusão e resolveram esse grande mistério científico que segundo eles mesmo já durava décadas sem nenhuma solução: as “pedras que andam” no Vale da Morte, no deserto de Mojave, na Califórnia.

O mistério das pedras que andam foi descoberto

pedras-deslizantes-do-vale-da-morte

Segundo os pesquisadores do local, as pedras pesam até 300kg e ficam num lago onde a maioria do tempo está seco, plano e rodeado por montanhas. Apenas em algumas épocas do ano, o lago que vive a maioria do tempo seco, se enche com água da chuva, que mesmo assim evapora rapidamente por conta da alta temperatura do local.

Segundo as pesquisas, as pedras que andam deixam um rastro na terra alguns metros. O problema é que, desde que elas foram descobertas e começaram a ser estudadas por cientistas, nos anos 1940, ninguém as havia visto se mover.

pedras-que-andam

Em dezembro de 2013, um dos pesquisadores do local Richard Norris, que pertence a Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, juntamente com seu primo James Norris finalmente conseguiram presenciar e captar em imagens o fenômeno.

Como as pedras andam?

Em uma matéria publicada no mês 08/2014 pela revista PLOS ONE, os pesquisadores explicam que todo aquele mistério começa quando vem a chuva o forma no lago uma capa de água sobre aquele terreno muito seco, criando um lago superficial.

Ao chegar a noite, aquela camada de água sobre o lago se congela, e forma uma extensa capa de gelo de cerca de três a seis milímetros na qual ficam presas as bases das rochas.

As pedras que andam no Vale da Morte, deserto de Mojave, na Califórnia

Logo de manhã vem o sol e começa a aquecer a temperatura, o gelo começa a se quebrar, esse processo acaba criando várias placas de alguns metros de largura que se deslocam com o vento.

Agora que vem o mistério, essas placas de gelo empurram as pedras que se movem sobre o barro, a uma velocidade de dois a cinco metros por minuto, formando os famosos sulcos misteriosos na terra.

A trajetórias que as pedras formam, dependem da velocidade e da direção em que o vento e da água que se encontra abaixo do gelo.

Segundo o pesquisador Richard, o fenômeno natural não é tão frequente pelo motivo de quase não chover no Vale da Morte, e as temperaturas médias são elevadas.

Enfim, para que esse fenômeno natural possa acontecer, é preciso que tenha chovido bastante a temperatura do local deve chegar a 0ºC antes que a água evapore e o vento também precisa estar com velocidade suficiente para mover as placas e, junto com elas, as rochas.

As pedras que andam no Vale da Morte, deserto de Mojave, na Califórnia

Na época em que foi presenciado o fenômeno, no fim de 2013, Richard Norris disse que havia chovido bastante na região e até mesmo nevado.



O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre As pedras que andam no Vale da Morte, deserto de Mojave, na Califórnia, aborda alguns assuntos relacionados com Curiosidades, imagens e frases de velocidade e foi atualizado em 2014-08-31