Receita de pão caseiro

By

Deliciosa receita de pão caseiro, massa fofinha.

Receita de pão caseiro

Experimente esta receita de pão caseiro, fácil de fazer, massa fofinha e úmida ótimo para o café da manhã ou lanche da tarde. Veja que delícia.

Ingredientes da Massa

6 e ½ xícaras (chá) cheias de farinha de trigo peneirada
2 colheres (sopa) cheias de açúcar
2 colheres (sopa) cheias de margarina em temperatura ambiente
1 colher (sobremesa) de óleo vegetal
1 colher (chá) de sal
200 ml de leite
200 ml de água
1 colher (sopa) cheia de fermento fresco para pão encontra-se a venda em padarias e supermercados, ou fermento biológico seco instantâneo um pacotinho de (10g)
1 ovo

Preparo da massa

1. Bata ligeiramente o ovo com um garfo e reserve.

2. Leve ao fogo uma vasilha com o leite e a água para amornar, não deixando esquentar muito para que não mate o fermento. Em outro recipiente onde será trabalhada a massa, junte o sal, o açúcar eo fermento, adicione a água e leite mornos, mexa com uma colher até que se dissolvam.

3. Junte a margarina, o óleo, o ovo batido e acrescente aos poucos a farinha de trigo, trabalhando a massa até que desgrude das mãos, coloque em uma superfície enfarinhada e sove-a muito bem, por 5-6 minutos.

4. Divida-a massa em 3 porções ou quantas desejar. Abra cada porção com auxílio de um rolo, deixando-a bem fina. Enrole os pães e coloque em fôrma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo.

5. Cubra com um guardanapo e saco plástico grande, deixando espaço para que os pães cresçam, de 40-50 minutos ou mais, até que os mesmos dobrem de volume, irá depender da temperatura do ambiente, deixe-os bem cobertos sem corrente de ar.

 6. Leve ao forno quente 220 graus por 30 minutos ou até corar a seu gosto. Tire do forno e passe margarina, a casca do pão ficará macia e com brilho, após esfriar coloque em saco plástico ou embrulhe-os em  filme plástico.

 7. Obs. foi utilizada como medida uma xícara chá (240 ml), podendo ser utilizado também um copo medidor de ml. Uma colher (sopa) equivale a (15 ml).

 8. Veja o modo de medir a farinha de trigo: peneire-a e com auxílio de uma colher, encha a xícara sem comprimir.

 9. Obs. pode ser utilizado também o fermento Biológico seco instantâneo, ideal para pães e pizzas (10g ).  Coloque-o na água morna e misture uma colher de farinha de trigo eo açúcar, mexa para dissolver antes de colocar na farinha.