Cursos na rea de Nutrio
Home Culinária Receita de pão caseiro

Deliciosa receita de pão caseiro, massa fofinha.

pao caseiro 2014 google img   Receita de pão caseiro

Experimente esta receita de pão caseiro, fácil de fazer, massa fofinha e úmida ótimo para o café da manhã ou lanche da tarde. Veja que delícia.

Ingredientes da Massa

6 e ½ xícaras (chá) cheias de farinha de trigo peneirada
2 colheres (sopa) cheias de açúcar
2 colheres (sopa) cheias de margarina em temperatura ambiente
1 colher (sobremesa) de óleo vegetal
1 colher (chá) de sal
200 ml de leite
200 ml de água
1 colher (sopa) cheia de fermento fresco para pão encontra-se a venda em padarias e supermercados, ou fermento biológico seco instantâneo um pacotinho de (10g)
1 ovo

Preparo da massa

1. Bata ligeiramente o ovo com um garfo e reserve.

2. Leve ao fogo uma vasilha com o leite e a água para amornar, não deixando esquentar muito para que não mate o fermento. Em outro recipiente onde será trabalhada a massa, junte o sal, o açúcar eo fermento, adicione a água e leite mornos, mexa com uma colher até que se dissolvam.

3. Junte a margarina, o óleo, o ovo batido e acrescente aos poucos a farinha de trigo, trabalhando a massa até que desgrude das mãos, coloque em uma superfície enfarinhada e sove-a muito bem, por 5-6 minutos.

4. Divida-a massa em 3 porções ou quantas desejar. Abra cada porção com auxílio de um rolo, deixando-a bem fina. Enrole os pães e coloque em fôrma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo.

5. Cubra com um guardanapo e saco plástico grande, deixando espaço para que os pães cresçam, de 40-50 minutos ou mais, até que os mesmos dobrem de volume, irá depender da temperatura do ambiente, deixe-os bem cobertos sem corrente de ar.

 6. Leve ao forno quente 220 graus por 30 minutos ou até corar a seu gosto. Tire do forno e passe margarina, a casca do pão ficará macia e com brilho, após esfriar coloque em saco plástico ou embrulhe-os em  filme plástico.

 7. Obs. foi utilizada como medida uma xícara chá (240 ml), podendo ser utilizado também um copo medidor de ml. Uma colher (sopa) equivale a (15 ml).

 8. Veja o modo de medir a farinha de trigo: peneire-a e com auxílio de uma colher, encha a xícara sem comprimir.

 9. Obs. pode ser utilizado também o fermento Biológico seco instantâneo, ideal para pães e pizzas (10g ).  Coloque-o na água morna e misture uma colher de farinha de trigo eo açúcar, mexa para dissolver antes de colocar na farinha.

Tags:, receita de pão caseiro, pão caseiro, receita de pao, receita pao caseiro, como fazer pão caseiro, receitas de pão caseiro, receitas de pão, como fazer pao, receita pao, pão caseiro simples
Só comente se você for inteligente!
49 Comentários nesta página
  1. fiz o pão. ficou muito bom, apenas acrescentei mais 3 colheres de açucar e coloquei 2 ovos porque eram pequenos. Deu 2 pães. Quer saber, nem deu tempo de esfriar. Meus filhos devoraram.

  2. bom fiz a massa saiu td certo,até na hora mexer fiou bom pois ñ ficou grudando nas mãos parece q deu tudo certo só falta assar espero q fique bom mesmo.gosto muito de pão caseiro obrigada Deus abênçõe vc

  3. a receita e muito fácil mais porem muito comprida e meus dedos estão doendo de tanto copiar esta receita para a minha mãe ………..

  4. Bom hoje pela primeira vez vou fazer essa receita de pão :) dpois mando a resposta,tomara q dê certo …. torçao aiii por miiim :)…. bjoossss

  5. Acabei de faser o pão a massa cresseu e ficou fofo vou começar a assar espero que não fique duro pois ja fis oiutras receitas e sempre o pão fica duro me desejem sorte depois volto a comentar se ficou bom até mais.

  6. bom o que posso dizer é o seguinte, ficou uma massa bem leve, e um pão bonito agora se ficou gostoso ainda nao sei acabei de assar, abraços.

  7. oiie pessoal eu acabeii de fazer o pão ,
    fico gostoso !
    confesso que não fico como penssava , os outros paes que eu sempre comi era diferente mais não que esse e ruim pelo contrario eu gosteii(:
    fico exatamente como falou a massa ficou bem fofinha por dentro e a casca ficou crocante bem crocante !
    acebei que nem fiz recheiada :/
    eu acho que essa receita fico com mt poka açucar axo que tem que por umas 3 colher de açucar aii fica mais melhor ainda !
    uma dica que eu dou é que assim que assar voces cortem um pedaço ainda quente e passe margarina por cima fica maravilhoso mt mt bom mesmo (:
    parabens pela a receita !

    • Nooossaa…
      Acabei de tirar do forno e quase devorei um todinho,rsrsssss
      Que maravilha,delicioso,quando comecei a trabalahr aa massa,me assustei,porque grudava muito nas mãos.
      Fui acrescentando farinha e trabalhando a massa,até chegar ao ponto.
      Fofinho com crocante,bem douradinho.

      O que mais gostei fi pelo o fato de não ter que depois da massa descançada,ter que colocar para descançar novamente.

      Descansou e ja vai para o forno,assa rapidinho.

      Parabéns,bela receita.

  8. estou querendo faiz um tempão fazer pão caseiro para meu pai ele adoraaaaaa muito msm. vou confiar nessa receita quue este sit aposto (: , tomare que de certo e fique uma delicia . vou comprar o fermento hj mesmo :) e amanha vou fazer ai comento aki para vcs como ficou ! oks !
    obs : vou fazer recheado tambem , com presunto e mussarela !

  9. nossa gente, muito obrigado meu vizinho não queria me dar a receita e vcs me deram, muitissimo obrigado!!!♥ o meu ficou delicioso♥

  10. esse fermento fresco é o mesmo que fermento biologico?
    posso rechear o pao? com o que fica bom pra recheio? bom espero que eu consiga fazer, adoro cozinhar, mas sou pessima, obrigada pela receita.. parabens pela iniciativa.

  11. fiz a massa e ficou uma delicia ,tou muito anciosa esperando o pao aprontar
    voltarei aqui pra dizer como ficou o meu pão.
    PARABENS PELA RECEITA MUITO FACIL

  12. oi esta receita e muito boa mas o meu pao nao ficou com a casca muito macia mas por dentro ficou otimo sera que eu fiz alguma coisa errada mas mesmo assim ficou muito gostoso obrigada pela receita

  13. Essa receita é d+ eu e minha filha de seis anos fizemos o pão caseiro e ficou uma maravilha, me lembrei de minha infância, obrigadão.

Deixe um comentário