terça-feira , 21 fevereiro 2017
Capa > Saúde > O que é AVC?

O que é AVC?

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Saúde, leia sobre O que é AVC?, e outros relacionados sobre Saúde e faça bom uso do conteúdo!

AVC – Acidente vascular cerebral, o popular “Derrame”

Você sabe o que é um AVC?, o significado da sigla é “Acidente vascular cerebral”, esse é o nome correto para o que os leigos costumam chamar simplesmente de derrame, também é um problema que responde por aproximadamente 10% das mortes no mundo inteiro a cada ano. Aliás, o nome que caiu na boca do povo é apenas um dos tipos desses ataques ao cérebro.

AVC hemorrágico – que nem sequer é o mais comum. Nele, um vaso se rompe e o sangue extravasa alagando uma área da massa cinzenta.

AVC isquêmico, que representa 80% dos casos, acontece algo parecido ao que ocorre no coração dos infartados: uma obstrução de uma artéria bloqueia o fluxo de sangue que deveria irrigar uma determinada região.

Mas independente disso, nos dois tipos de AVC o resultado é o mesmo: as células da área afetada morrem, causando muitas seqüelas onde dependendo do local da lesão, pode causar desde a morte da pessoa até paralisias, problemas de fala, de visão, de memória, entre outros. Isso é uma realidade para 2/3 dos pacientes que sobrevivem a um ataque desses.

Quais os sinais de AVC?

falta de sensibilidade ou fraqueza que surge de repente no rosto, no braço ou na perna, especialmente se for de um lado só do corpo
confusão repentina, problemas para falar ou entender o que os outros dizem
dificuldade de enxergar com um dos olhos
dificuldade de caminhar, tonturas, perda do equilíbrio ou da coordenação
forte dor de cabeça que surge de repente, sem causa aparente



O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre O que é AVC?, aborda alguns assuntos relacionados com Saúde, e foi atualizado em 2012-07-09