quarta-feira , 22 fevereiro 2017
Capa > Moda e Beleza > Como ter mãos e unhas bem cuidadas

Como ter mãos e unhas bem cuidadas

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Moda e Beleza, leia sobre Como ter mãos e unhas bem cuidadas, e outros relacionados sobre Moda e Beleza e faça bom uso do conteúdo!

Dicas para manter mãos e unhas bem cuidadas

Cuidados com maos e unhas

O bom aspecto das suas mãos depende de alguns cuidados simples que devem ser dispensados regularmente.  Faça as unhas uma vez por semana, aplique pelo menos duas vezes por dia um bom creme para as mãos e proteja-as  da ação dos detergentes e outros produtos de limpeza utilizando luvas.

Para fazer as unhas em casa, adquira material básico de boa qualidade: um alicate, uma tesoura de unhas, um descarnador próprio para empurrar as cutículas e limpar as unhas, um polidor, lixas de metal e de papel, creme ou óleo para as cutículas, acetona e algodão.

Comece por retirar todos os vestígios de esmalte com um pouco de algodão embebido em acetona. Passe pela unha durante alguns segundos e em seguida limpe-a da base para a ponta. Se achar necessário, corte as unhas com a tesoura ou o cortador de unhas cuidadosamente para não lascá-las.

Lave bem as mãos em água morna com sabonete. Não as deixe mergulhadas na água para não amolecer demais as unhas. Seque as mãos com uma toalha macia e massageie as cutículas com o creme ou óleo próprios. Empurre suavemente a cutícula com o descarnado r e com o alicate, corte o mínimo possível (o ideal seria não cortar as cutículas).
Limpe bem as unhas com a extremidade afiada do descarnador envolvida em algodão. Em seguida, lave as mãos para retirar o excesso de creme e seque bem.

Lixe as unhas com uma lixa de metal, movendo-a apenas em um sentido. Deixe um pouco de unha de cada lado para maior resistência. Passe as unhas por um tecido a fim de verificar se estão lisas; se senti-las ásperas ou falhadas, lixe-as suavemente de cima para baixo com a lixa de papel. Depois, aplique óleo de amêndoa nas unhas e cutículas e um creme nas mãos.

Como pintar as unhas.

Como pintar as unhas

Lave as mãos para retirar o creme e seque-as bem. Pouse uma das mãos em cima de uma toalha sobre uma mesa. Com a outra, aplique uma camada fina de esmalte incolor (base) no dedo mínimo. Pinte o centro da unha, partindo da cutícula para a ponta, e depois pincele com o mesmo movimento de ambos os lados.

Pinte as outras unhas dessa mão e em seguida as da outra. Deixe a base secar e, utilizando a mesma técnica, aplique duas camadas finas de esmalte colorido. Deixe secar a primeira camada antes de aplicar a segunda; se sair da unha, limpe com um cotonete ou um lenço de papel embebido em acetona.

Para maior duração, quando a segunda camada estiver seca, aplique uma última camada de base. Deixe secar completamente. Se tiver pouco tempo, utilize um secante em spray.

Como lidar com problemas e lesões nas unhas

Como evitar unhas defeituosasAs unhas crescem continuamente e, se não forem cortadas podem lascar e quebrar. Em geral, não dão muitas preocupações mas por vezes podem causar alguns problemas.

Unhas lascadas
Quando freqüentemente exposta à água com sabão ou detergente, a camada superior das unhas pode soltar-se e começar a lascar. Neste caso, convém usar luvas de plástico quando se lava roupa ou louça e aplicar diariamente um creme ou óleo na base das unhas.

Unhas quebradiças
Unhas que se fendem ou quebram com facilidade podem tornar-se uma fonte de incômodo permanente. A debilidade das unhas pode ser conseqüência de um estado geral de saúde deficiente ou de uma carência protéica na alimentação. É possível aumentar a quantidade de nutrientes ingeridos comendo mais carnes magras, peixe, frutas frescas e legumes.

As unhas podem tornar-se quebradiças; neste caso, convém aplicar de manhã e à noite um creme ou óleo próprio para as unhas, como óleo de amêndoas doces, e mantê-las bastante curtas até se verificar uma melhoria.

Unhas descoladas
Em conseqüência do uso excessivo de endurecedores de unhas contendo formaldeído, a unha pode soltar -se do seu leito. O espaço subungueal pode então infectar, causando descoloração. Este problema leva bastante tempo para curar, embora seja possível minimizá-lo cortando bem rente a unha afetada.

Unhas falhadas
Algumas reentrâncias isoladas nas unhas são comuns, não constituindo sintoma de qualquer perturbação de ordem física. O tratamento em casa consiste em manter limpas as unhas afetadas, aplicando-lhes todas as noites um produto antiirritante composto por glicerina e ácido bórico, misturados em casa de acordo com as instruções do farmacêutico.

Unhas estriadas
Em conseqüência de qualquer pequeno ferimento externo ou de pequenos tumores subungueais, podem-se formar ranhuras ou estrias verticais nas unhas. Estas ranhuras podem abrir causando dor e, infectar se qualquer sujeira penetrar dentro da ferida. Em caso de endurecimento e inflamação – ou se formar um quisto deve-se consultar um médico.

O tratamento em casa consiste em manter limpa a unha e aparar qualquer porção de unha saliente. Este problema resolve-se com o crescimento das unhas.

Unhas negras
Uma pancada forte pode causar uma hemorragia subungueal, o que acaba deixando a unha negra. Se o derrame for extenso, a unha pode cair. A situação normaliza-se com o crescimento de nova unha. Se a lesão for muito dolorosa, poderá ser necessário remover cirurgicamente a unha.

Manchas brancas
As pequenas manchas que surgem nas unhas resultam por vezes de uma pequena lesão, como um ferimento na cutícula. Em determinadas pessoas surgem espontaneamente. São inócuas e acabam desaparecendo.

Como deixar um hábito comum de roer as unhas em crianças e adultos

Como parar de roer as unhas - Onicofagia

A onicofagia, designação do hábito de roer as unhas, comuns tanto em adultos como em crianças, é por vezes originada pela insegurança, pelo tédio, pela ansiedade ou pela excitação. Uma onicofagia exagerada debilita as unhas e, em casos extremos, quando as unhas são roídas até o sabugo a pele sensível sob a unhas pode causar deformações nos dedos.

Não existe qualquer cura garantida para o hábito de roer as unhas. No entanto, a solução mais eficaz consiste freqüentemente em apelar para a vaidade do próprio indivíduo. No caso de uma jovem que roa as unhas, poderá funcionar a oferta de um estojo de unhas que lhe desperte o interesse em mantê-las cuidadas. Se estas iniciativas não derem resultado, será necessário recorrer à força de vontade para deixar o hábito ou consultar um médico.

Como tratar e evitar o problema de Unhas encravadas

O que fazer com unhas encravadasUma unha diz-se encravada quando os cantos crescem para dentro e penetram nos tecidos adjacentes. Em geral, só encravam as unhas dos dedos do pé, normalmente em conseqüência de uso de sapatos muito apertados, do corte excessivamente rente dos cantos e, por vezes, embora mais raramente, como resultado de infecções bacterianas.
Para aliviar a dor e evitar que a unha encravada infeccione, embeba pedaços de gaze em desinfetante e introduza-os sob os cantos da unha duas vezes ao dia. Pode-se também fazer um corte em forma de V no meio da borda anterior da unha, a fim de diminuir a pressão exercida pelas bordas laterais encravadas. Nunca corte totalmente os lados da unha.

Caso haja hemorragia ou supuração da área fechada ou se a dor persistir, consulte o seu médico, que poderá prescrever uma pomada anti-séptica ou um antibiótico. Se o problema persistir, pode tornar-se necessária uma pequena intervenção cirúrgica. Evite este problema usando sapatos confortáveis e corte as unhas retas com um alicate ou uma tesoura, sem arredondar os cantos nem escavar as bordas.

[lomadeewpro category=” keywords=’unhas, maos, esmalte’]


O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre Como ter mãos e unhas bem cuidadas, aborda alguns assuntos relacionados com Moda e Beleza, como descarnar unha, como escarna unhas, unha do pé 2017, unhas no pe manchas pretas e foi atualizado em 2011-08-14