quinta-feira , 14 setembro 2017
Capa > Saúde > Faça exercicios para ter um corpo ativo com saúde

Faça exercicios para ter um corpo ativo com saúde

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Saúde, leia sobre Faça exercicios para ter um corpo ativo com saúde, e outros relacionados sobre Saúde e faça bom uso do conteúdo!
Compartilhe!

Hoje em dia a importância de se manter ativo é comprovadamente o melhor remédio para uma vida saudável. Conforme essa nova visão de saúde, diversas análises e artigos interessantes sobre o tema começaram a surgir. O professor James Prochaska, Diretor do Centro de Pesquisa para a Prevenção do Câncer da Universidade de Rhode Island em Kingston, escreveu um artigo sobre a transformação de um indivíduo sedentário e uma pessoa mais ativa. Pratique exercicios fisicos

O texto original é muito interessante, porém demanda tempo e tem se mostrado pouco acessível depois de ter se transformado em um livro de sucesso nos Estados Unidos. Basicamente ele divide todo o processo em cinco estágios mentais que precisam progredir para que você se torne alguém ativo.

Primeiro Estágio: Pré–contemplação

O primeiro estágio é na verdade uma zona de conforto, é um momento onde você não tem intenção de fazer exercícios, pelo menos nos próximos seis meses. Você até sabe que precisa fazê-los, mas ainda não é a hora, este é um momento de segurança porque não há qualquer possibilidade de falhar em suas intenções. Uma boa maneira de se progredir para o próximo estádio é fazer uma lista com todas as razões para fazer exercício e uma segunda com tudo o que te impede hoje de praticá-los, desta forma fica mais fácil enxergar as dificuldades.

Segundo Estágio: Contemplação

Aqui você começa a pensar de modo mais sóbrio sobre fazer exercícios, mas ainda está inseguro. O perigo é que você pode ficar preso nessa fase por anos, o importante é entender que não haverá um momento mágico para começar e compreender a urgência desta necessidade.

Terceiro Estágio: Preparação 

Agora está certo, você tomou a decisão e está planejando um programa de exercícios para os próximos dias ou semanas. Um bom conselho é contar a família e aos amigos, que podem te motivar a não desistir deste compromisso. Em seguida se matricule na academia ou compre seu aparelho de ginástica.

Quarto Estágio: Ação

Você começou a fazer exercícios, agora o importante é não parar. Lembre-se sempre de todos os benefícios que o exercício físico lhe trará, como uma maior disposição e mais energia, aumento da autoestima, maior imunidade contra doenças, etc.

Quinto Estágio: Manutenção

Este é o estágio mais importante, e se der certo pode durar por uma vida inteira. Sempre se lembre do bem que você está fazendo ao seu corpo, e as limitações físicas que você tinha antes de começar. Lembre-se sempre daquilo que deu resultado na fase anterior e nunca permita que desculpas ou alterações do seu estado emocional o detenham.

Outra dica importante é não ficar entediado, procure sempre uma alternativa para tornar a prática do exercício em algo agradável. Durante a última fase, o gesto de se exercitar deverá ser assimilado completamente na sua rotina semanal.

Uma rotina de exercícios só te oferecerá melhor qualidade de vida. Não perca tempo e escolha uma atividade que combine com você!

Compartilhe!


O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre Faça exercicios para ter um corpo ativo com saúde, aborda alguns assuntos relacionados com Saúde, e foi atualizado em 2012-08-07
Compartilhar
Compartilhar