Como evitar acidentes

Como prevenir acidentes em casa ou no trabalho

como evitar acidentes 2014 google img   Como evitar acidentesAs quedas são a principal causa de lesões e ferimentos sofridos em casa, que vão desde as contusões e luxações que ocorrem ao se escorregar ou tropeçar em algum objeto, à fratura de membros e, em casos extremos, a conseqüências fatais.

Em casa
Evite superficies escorregadias no chão, sobretudo na cozinha e no banheiro. Nunca aplique cera em excesso nos assoalhos. Prenda os tapetes e os capachos no chão e nunca os coloque junto das escadas ou nos patamares. Tapetes, capachos e qualquer revestimento de linóleo que já não estejam em boas condições devem ser reparados imediatamente ou retirados. Certifique-se de que as passadeiras das escadas estão bem presas e se encontram em bom estado.

Chinelos largos e bainhas desmanchadas em roupões ou saias compridas podem causar quedas, especialmente quando usados por crianças, idosos ou doentes. Repare imediatamente o vestuário ou o calçado que não estiver em boas condicões.

Nos locais em que for possível, coloque as prateleiras em lugares baixos e, quando precisar chegar a uma prateleira alta, utilize uma escada firme. As escadas, os patamares, os vestíbulos e as entradas devem estar sempre bem iluminados. Não use fios compridos nos abajures e aparelhos elétricos, pois alguém poderá tropeçar e cair.

Depois das quedas, os cortes estão em segundo lugar na lista dos acidentes mais freqüentes em casa. A cozinha é a área mais perigosa. Utilize as facas de cozinha com muito cuidado e mantenha-as fora do alcance das crianças. Não utilize facas para fins a que elas não se destinam, como, por exemplo, tirar tampas de garrafas ou abrir latas de conservas. Utilize um abridor de latas e não levante a tampa com os dedos.

É também na cozinha que com mais freqüência se sofrem queimadura (QUEIMADURAS). Quando você utilizar o fogão, faça-o sempre com cuidado. Cozinhe de preferência nos queimadores de trás e mantenha sempre os bicos das cafeteiras ou chaleiras e as válvulas de vapor voltados para a parte posterior do fogão. Não deixe nunca os cabos das panelas e frigideiras saindo para fora do fogão. Evite transportar recipientes que contenham líquidos quentes. Utilize sempre pegadores de panelas fortes para tirar recipientes do forno ou do fogão.

Tenha o máximo cuidado com a eletricidade e desligue sempre o quadro, quando quiser fazer qualquer reparo, como a substituição de um interruptor avariado (TOMADAS E INTERRUPTORES) ou uma lâmpada queimada. Substitua imediatamente os interruptores e as tomadas que estejam rachados ou quebrados. Retire os plugues dos eletrodomésticos das tomadas quando não estiverem sendo utilizados. Esta recomendação aplica-se muito especialmente ao aparelho de televisão – que, no caso de avaria, pode provocar um incêndio e aos cobertores elétricos.

No jardim
O jardim é um local tão propício a acidentes como o interior da casa, se não se tomarem as devidas precauções.
Os caminhos do jardim devem estar em boas condições, pelo que se deve verificar periodicamente se há quaisquer lajes ou pedras soltas ou irregulares onde alguém possa tropeçar.
Os cortadores de grama devem ter uma proteção sobre as lâminas. Se a sua máquina for elétrica, nunca tente limpar as lâminas sem desligá-Ia. Não deixe que o cortador de grama passe sobre o cabo. Se isto, porém, acontecer, não toque nos fios: desligue imediatamente a corrente no quadro ou retire o plugue da tomada.

No trabalho
A segurança no trabalho é em parte função da entidade patronal, mas esta não pode ser responsabilizada pelos atos de descuido ou de negligência do trabalhador. Cumpra todas as normas de segurança e, nos casos em que for recomendado, use o vestuário e o equipamento de proteção apropriados, como, por exemplo, capacete, luvas, calçado especial e óculos protetores.

118 Views
  1. Seja o primeiro a deixar uma opinião sobre: "Como evitar acidentes!"
  1. Nenhum trackback ainda.