quarta-feira , 16 agosto 2017
Capa > História do Brasil > A dinastia de Borgonha

A dinastia de Borgonha

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria História do Brasil, leia sobre A dinastia de Borgonha, e outros relacionados sobre História do Brasil e faça bom uso do conteúdo!
Compartilhe!

A dinastia de Borgonha – História do Brasil

Dinastia de Borgonha

Iniciada por Afonso Henriques, a dinastia borgonhesa manteve-se no poder até a Revolução de Aviz, iniciada em 1383. Durante a maior parte desse tempo a autoridade dos reis manteve-se forte, ainda que limitada pelas leis e costumes, cujo respeito era fiscalizado por assembléias nacionais de representantes do clero, nobreza e povo, as chamadas Cortes.

As classes dominantes, constituídas pela nobreza e alto clero, possuíam grandes extensões de terras trabalhadas por servos e, sobre elas, não pagava qualquer imposto. O clero controlava os assuntos da religião e da cultura, enquanto a nobreza dedicava-se à caça, à guerra e à administração de suas propriedades.

Os camponeses servos predominavam na camada popular onde existiam também homens livres como os peões e os cavaleiros vilões.

O antigo condado era um país essencialmente agrícola. Olivais e vinhedos eram características da paisagem. Cultivava-se trigo, centeio, cevada; as árvores frutíferas mais comuns eram macieiras e pereiras. O rei era considerado o “primeiro lavrador do país”, e a monarquia dedicou-ser-em especial, à colonização e ao povoamento do território. Nas diversas regiões, os monarcas possuíam fazendas e celeiros e recebiam contribuições em trabalho, moedas e gêneros.

As lutas contra os mouros continuaram, e a reconquista completou-se com a tomada do Algarve no extremo sul, durante o reinado de Afonso Hf (1248-1279). No entanto, os muçulmanos constituíam ameaça: ocupavam o sul da Espanha e norte da África.

Durante o reinado de D. Dinis (1279-1325), visando à continuação da luta contra os sarracenos, foi criada a Ordem de Cristo que reunia nobres guerreiros. Tendo como Grão-Mestre o rei, a nova ordem era autorizada a coletar imposto em todo o país. O governo de D. Dinis também se empenhou em tarefas agrárias características dos reis portugueses desse período: secaram-se pântanos, distribuíram-se terras e foram plantados os grandes pinhais da Leiria, A exploração de minas foi incentivada, bem como a renovação da marinha.

Compartilhe!


O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre A dinastia de Borgonha, aborda alguns assuntos relacionados com História do Brasil, e foi atualizado em 2011-05-23
Compartilhar
Compartilhar