Cursos na rea de Nutrio
Home Culinária Como cozinhar feijão corretamente

Saiba passo-a-passo como cozinhar feijão na panela de pressão

 

feijao cozido 2014 google img   Como cozinhar feijão corretamente

Saiba como cozinhar feijão com aquele tempero agradável

Estas são dicas básicas e essenciais de como cozinhar o nosso feijão de cada dia e ter um sabor delicioso com aquele tempero na medida certa sem ficar enjoativo e com um indispensável caldo grosso.

Preparo

1 - Coloque água em uma panela de pressão e leve ao fogo para esquentar, enquanto isso escolha o feijão, pode ser espalhado sobre a mesa ou em uma vasilha, retirando pedrinhas, murchos, enfim, deixando só os grãos bons.

2 - Agora lave o feijão muito bem, duas ou 3 vezes e coloque-o na panela. Uma dica prática para quem tem dificuldade em comer feijão por sofrer de flatulência, (gases intestinais): coloque o feijão de molho por 12 horas, se preferir neste intervalo troque de água, trocar a água novamente quando for colocar na panela para cozinhar.

3 - Se tiver pressa em cozinhar o feijão, vale deixar de molho em água quente por uma hora. Para cada medida de feijão  coloque 5 medidas de água, exemplo: Para um copo de feijão coloque 5 copos de água e assim por diante. Quando a panela começar “apitar”, abaixe o fogo, conte 40 minutos caso o feijão não tenha ficado de molho, o que ficou de molho em água quente por uma hora gastará de 20 a 25 minutos para cozinhar e com certeza gastará menos água também, isso irá depender do tipo do feijão. Essa receita foi baseada em feijão carioca tipo 1.

4 - Vencido o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão para poder destampar. Se quiser acelerar o resfriamento da panela deixe a mesma esfriar um pouco e com cuidado coloque-a debaixo da torneira de modo que não caia água sobre o pino, deixando a pressão sair livremente.

Modo de temperar o feijão

1. Coloque óleo em uma frigideira, 1-2 colheres (sopa) ou a seu gosto, dependendo da quantidade de feijão cozido, 1 colher (sopa) de cebola picadinha e 1 ou 2 dentes de alho amassados e deixe dourar. Coloque o feijão sem o caldo e refogue-o. Em um prato amasse uma ou duas conchas dos grãos de feijão e leve de volta à panela, é suficiente para engrossar o caldo, coloque uma folha de louro e deixe ferver sem pressão de 5 a 10 minutos, junte uma colher (sopa) ou mais de cebola picadinha e coentro picado a gosto, descarte a folha de louro. Coloque sal aos poucos provando para não salgar, se isso acontecer cozinhe batatas no feijão, irá absorver o excesso de sal. Pronto é só servir.

2. Dica: Se desejar coloque bacon picadinho para fritar até soltar a gordura, doure cebola e alho nessa gordura, será uma boa opção.

Cozinhar carne seca no feijão:

1. Dessalgue a carne até ficar com pouquinho sal e aumente a quantidade da água do feijão se achar necessário, cozinhar juntos.

Tags:, como cozinhar feijão, cozinhar feijão, como fazer feijão, como cozinhar feijao na panela de pressao, feijao na panela de pressao, como fazer feijao na panela de pressao, tempo de cozimento do feijão, COZINHANDO FEIJAO, feijão quanto tempo na panela de pressão, tempo cozimento feijão
Comentários
27 Comentários nesta página
  1. Melhor do que perguntar pra sogra que passou a medida de água errado e queimei o feijão ….rs. Vamos tentar por aqui agora…. obrigado!

  2. Dsempregado, e a mulher chegando do trabalho, me salvou a vida, pro jantar ficar completo, no resto ate que me viro bem, mas feijão é a primeira vez, um abrço a todos.

  3. eu sou a josy eu tou morando com hum cara aqui a mãe dele vai viaja eu dissi a ela qui eu sabia fazer feijão mais na verdadi eu nao sei muito faze
    mais vlw ai pela dica
    agora eu vo tenta fazer hum bom feijão para meu marido bj vlw mesmo ta

  4. Eu fiz para o meu marido e ele amou… Ficou consistente e coloquei linguiça calabreza e ficou com um cheiro ótimo. Adorei!

  5. to morando na casa de um casal de amigos disse que me virava vamo ver se vai dar certo amanha eu posto se eles gostarm,,srsrsrsrsrsrs

  6. O feijão para ser gostoso tem ser cozinhado em panela de barro, e em fogão a lenha, e o tipo melhor de feijão é o feijão de corda.

Deixe um comentário