sexta-feira , 18 agosto 2017
Capa > Diversos > Como usar um ábaco

Como usar um ábaco

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Diversos, leia sobre Como usar um ábaco, e outros relacionados sobre Diversos e faça bom uso do conteúdo!
Compartilhe!

Dicas de como usar um ábaco

como usar AbacoÁbaco – Este instrumento de cálculo muito simples começou a ser usado pelos chineses há milhares de anos, e continua a ser utilizado em alguns países orientais e do Leste Europeu. Um ábaco moderno é uma armação de madeira com nove colunas de contas enfiadas em hastes ou arames. A armação é dividida por uma barra em toda a largura, tendo em cada arame 2 contas acima da barra e 5 abaixo dela.

Os números aumentam da direita para a esquerda. Na parte inferior da armação, a coluna da direita representa as unidades, a seguinte, as dezenas, a terceira, as centenas, e assim sucessivamente. Cada conta abaixo da barra representa 1 unidade, e cada conta acima dela representa 5; assim, em cada coluna contam-se 15 unidades.
Como usar um ábaco. Os cálculos são efetuados deslocando-se as contas em direção à barra ou afastando-as dela.

Quando se quer somar, deslocam-se as contas para junto da barra, e quando qualquer coluna totaliza 10 ou mais – por exemplo, 2 contas acima da barra e 2 abaixo -, afastam-se 10 unidades da barra e na coluna seguinte desloca-se uma única conta para junto da barra, o que equivale à operação de transporte, “e vai um”, da aritmética. Chega-se ao total final anotando-se os valores de cada número de contas encostadas à barra, lendo da esquerda para a direita.

Compartilhe!


O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre Como usar um ábaco, aborda alguns assuntos relacionados com Diversos, e foi atualizado em 2011-02-03
Compartilhar
Compartilhar