quinta-feira , 17 agosto 2017
Capa > Diversos > Como limpar abajur

Como limpar abajur

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Diversos, leia sobre Como limpar abajur, e outros relacionados sobre Diversos e faça bom uso do conteúdo!
Compartilhe!

Dicas de como limpar abajur

Limpe os abajures de material lavável como linho, shantung, chiffon ou plástico com uma solução pouco concentrada de água morna e detergente.

Esfregue levemente com um pano macio e depois passe por água fria corrente.
Enxugue com uma toalha e deixe secar.

Se o tecido esticar com a lavagem, ajuste-o, fazendo girar o abajur próximo de uma fonte de calor. No caso de abajures de fibra de vidro ou de vidro pintado, bastará limpá-Ios com um pano úmido.

Como renovar o abajur. Tire o tecido e o forro que pretende substituir e limpe bem toda a armação com palha de aço. Começando pela parte superior, cubra as hastes exteriores enrolando nelas um fio de algodão; cubra também os aros superior e inferior.

Cubra as outras hastes com fita isolante, caso elas não estejam já revestidas de plástico. Envolva metade da armação num pedaço de papel pardo, prendendo-o em volta dos aros superior e inferior e de duas hastes diametralmente opostas. Retire o papel, estenda-o sobre a mesa e marque com um lápis os vincos deixados pelos aros e pelas hastes. Recorte de modo a ficar com um molde.

Coloque este sobre o forro e corte-o, deixando uma margem de 2,5 em em toda a volta. Corte duas peças iguais. Com o auxílio de alfinetes, prenda uma das peças às hastes principais e marque a lápis no forro os contornos dessas hastes. Retire, junte as duas peças do forro e costure 6 mm por fora das linhas que traçou.
Proceda da mesma forma para o tecido do abajur, mas costurando ao longo das linhas que traçou, e não por fora. Apare o tecido excedente.

Coloque o forro por dentro da armação, com as costuras alinhadas com as hastes principais. Dobre-o, passando-o por baixo do aro inferior, e prenda-o com alfinetes. Alise com cuidado o forro até o aro superior. Passe-o por cima deste e prenda-o com alfinetes, fazendo pequenos cortes nas margens de costura de modo a ajustá-Ias convenientemente junto das hastes interiores e exteriores. Costure o forro nos dois aros e nas hastes. Apare o excedente.

Vire as costuras do tecido do abajur e ajuste-as bem às hastes pela parte exterior da armação. Prenda o tecido cuidadosamente com alfinetes, passando-o em volta dos aros e das hastes e esticando-o de modo que fique bem justo, depois costure-o nos aros e nas hastes. Corte o excedente.

Compartilhe!


O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre Como limpar abajur, aborda alguns assuntos relacionados com Diversos, e foi atualizado em 2011-02-03
Compartilhar
Compartilhar