sexta-feira , 18 agosto 2017
Capa > Diversos > Como acampar com segurança

Como acampar com segurança

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Diversos, leia sobre Como acampar com segurança, e outros relacionados sobre Diversos e faça bom uso do conteúdo!
Compartilhe!

Algumas dicas de como acampar com segurança

Como acampar com segurançaPara ter sucesso no preparo de alguma aventura ou viagem que terá necessidade de ficar acampado, comece por definir com exatidão o tipo de férias ao ar livre que pretende gozar e elabore os seus planos de acordo com o meio de transporte que vai utilizar. Se viajar de automóvel, poderá permitir-se alguns luxos – uma boa barraca, camas e mesas dobráveis e equipamento esportivo, por exemplo. Se se deslocar com uma mochila ou der um longo passeio de bicicleta, escolha apenas artigos que possa transportar comodamente em longas distâncias  e independente da distância, não esqueça de levar um aparelho GPS, para se localizar em caso de se perder.

Clique para ver fotos, preços e modelos de barracas para acampar com segurança em oferta

Alguns campistas preferem marcar lugar com antecedência nos parques que aceitam reservas. Se optar por não fazer uma reserva, lembre-se de que muitos campings nas montanhas e à beira-mar se enchem rapidamente no verão.

Equipamento. A barraca pode variar desde uma barraca improvisada até uma tenda-reboque puxada pelo automóvel (BARRACA DE CAMPING). De qualquer modo, deve ser impermeável, bem ventilada, fácil de armar e resistente aos ventos fortes. Quer a barraca seja nova, quer velha, experimente-a antes de partir – se possível, arme-a para verificar se todas as estacas e cordas estão incluídas e se o pano não está rasgado. Se a impermeabilização já não for total, pode ser reparada com um aerosol, que se vende nas lojas de equipamento de camping.
Se transportar o material às costas, leve apenas um saco de dormir e um rolo de espuma de borracha para acolchoar o solo. Se viajar de automóvel, terá espaço para camas de armar leves.

Para cozinhar ao ar livre, um fogareiro de gás de bujão é leve e não dá cheiro. Uma frigideira de tamanho médio e uma panela bastarão para cozinhar o essencial. Leve uma faca, um garfo, uma colher, um prato e uma caneca de plástico para cada campista. Não se esqueça de incluir um abridor de latas, um saca-rolhas e uma lanterna com pilhas de reserva. Leve água em garrafas de plástico ou em um recipiente que caiba na mochila.

Fora dos campings, poderá necessitar de ferramentas como uma pá para escavar e limpar o terreno. o vestuário. Deve incluir um casaco impermeável para proteção da chuva e um chapéu para proteção do sol. Leve sapatos resisten tes ou bo tas para caminhar ao ar livre e sapatos leves para usar na barraca.

Acampar fora de um camping. Faça os seus planos para chegar pelo menos uma hora antes do anoitecer para ter luz natural enquanto arma a barraca. Se for o caso, peça autorização ao dono do terreno para armar a barraca.

Escolha um local abrigado, mas não diretamente debaixo de árvores. Prefira uma área plana e bem drenada para que não fique inundada se chover. Relva alta é um indício de umidade e de frio; a vegetação rasteira espessa ou as águas estagnadas atraem os insetos. Evite os campos que apresentem vestígios recentes de terem sido utilizados para pastagem. Arme a barraca de maneira que a entrada não fique voltada para o lado de onde sopra o vento.

Escave uma latrina longe da barraca e a favor do vento, de preferência escondida por arbustos. Faça-a com pelo menos 1 m de profundidade; amontoe perto a terra que retirou para voltar lançá-Ia na latrina. Quando for embora, tape o buraco. Escave uma pequena fossa perto da latrina para outros despejos; coloque pedras no fundo para favorecer a drenagem. Cubra-a antes de partir.

Para cozinhar fora da barraca, abra uma clareira e guarde os materiais retirados para os repor mais tarde. Escolha um local a favor do vento em relação à barraca, mas longe da latrina e a uma distância segura da barraca (também FOGUEIRAS). Se tiver dúvidas sobre a pureza da água, ferva-a antes de consumi-Ia.

Acampar com crianças. Muitas crianças adoram acampar, mas convém planejar atividades que satisfaçam as suas necessidades. Precisarão de mais roupa, uma vez que se sujam mais do que os adultos, e talvez de livros, brinquedos ou jogos para se manterem ocupadas. As crianças mais velhas gostam de ficar numa barraca própria. Esta dá-lhes uma sensação de independência, ao mesmo tempo que confere aos adultos mais privacidade

Compartilhe!


O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre Como acampar com segurança, aborda alguns assuntos relacionados com Diversos, e foi atualizado em 2012-06-20
Compartilhar
Compartilhar