sexta-feira , 26 maio 2017
Capa > Saúde > Como se manter em forma no inverno

Como se manter em forma no inverno

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Saúde, leia sobre Como se manter em forma no inverno, e outros relacionados sobre Saúde e faça bom uso do conteúdo!
Compartilhe!

Saiba como se manter em forma no inverno com saúde

Como se manter em forma no invernoGeralmente no inverno, é muito comum que as pessoas acabam ganhando peso, pois o corpo possui uma maior demanda de produção calórica e isso acaba gerando o aumento do apetite. Mas vendo por outro lado, por ser uma época que as pessoas não vão à praia, algumas mulheres menos cuidadosas acabam reduzindo as exigências com o seu corpo, trazendo os famosos quilinhos a mais e um sofrido regime com a chegada do verão seguinte. Chegamos á uma época onde a maioria dos medicamentos para emagrecer está sob suspeita de fazer mal à saúde, para se manter em forma sem problemas siga algumas das dicas abaixo.

Faça atividades aeróbicas

Experimente aumentar a prática de atividades aeróbicas: este tipo de atividade aumenta o metabolismo do corpo humano, resultando numa maior produção de calor reduzindo o estímulo no hipotálamo para produção de calor o que fará com que diminua a vontade de comer alimentos calóricos, o que é de costume ocorrer nessa época. Além disso, exercício físico é a principal maneira de se manter um corpo saudável e em forma.

Andar muito faz bem

No tempo de inverno, o ideal também é procurar caminhar mais na rua ao fazer seus deslocamentos. No geral, andar ao ar livre pode receber uma temperatura mais agradável e ajuda a manter o corpo aquecido. Caminhar também auxilia no bom humor de cada um, que costuma ficar um tanto depressivo principalmente nessa época do ano, e por causa disso leva muito as pessoas principalmente mulheres, a comer mais e abusar mais das comidas gostosas. Andar pode ser uma maneira fácil, simples, barata e inteligente de minimizar alguns problemas do corpo.

Mel faz bem à saúde

É recomendável beber uma colher de café de mel, meia hora antes das refeições nesta época do ano. No tempo do inverno, existe uma maior demanda natural em nosso organismo por alimentos calóricos. Essa demanda é inversamente proporcional ao nível de glicose no sangue. Ao ingerirmos uma pequena quantidade de mel, o corpo humano aumenta o nível sanguíneo da glicose, no momento da refeição. Este procedimento ajuda a reduzir o volume de comida e calorias que ingerimos.

Mastigue bem os alimentos

Quando comer procure mastigar muito o alimento, além de melhorar a eficiência do processo de digestão e reduzir a quantidade de gases, também ajuda estimular a saciedade. Um número ideal para este tempo de mastigação é (contando 30 a 50 vezes em cada colherada), assim controlaremos melhor o desejo de doces e alimentos calóricos.

Faça sopa de legumes

Tenha sempre em sua mesa muitas frutas e verduras, o ideal é sempre trocar o jantar por uma sopa de legumes: o prato, se preparado da forma adequada (com uma diversidade de mais de cinco ingredientes, incluindo raízes, folhas, frutos, sementes e um pequeno pedaço de carne), é considerado um alimento completo para a saúde além de ajudar a aquecer o corpo à noite. A demanda de calor noturno acaba fazendo com que as pessoas de uma exagerada nesse horário ou assaltarem a geladeira com outros tipos de alimentos. O ideal é comer apenas um prato de sopa.

Bebida rica em xantinas (cafeína)

Caso você possua uma sensibilidade excessiva à cafeína, o ideal é tomar uma bebida tônica sempre no final da refeição, como mate, chá preto ou café. Alguns estudos feitos por Universidades sobre saúde mostraram que as bebidas tônicas podem ativar o metabolismo humano e auxiliar no emagrecimento. No período de inverno, essa ativação do metabolismo ainda aumenta a produção endógena de calor, o que faz reduzir a demanda natural por carboidratos.

Suplementos que ajudam a emagrecer

Existem vários extratos de planta e alimentos naturais funcionais que auxiliam na perda de peso. O efeito destes alimentos, apesar de ser um tanto discreto, existe, e tem a principal vantagem de não causar dano à saúde ou efeitos colaterais por serem naturais. Quando ingere alimentos ou um suplemento com extrato vegetal ajuda a controlar o apetite e diminui a tendência a engordar no período do inverno. Mas o principal problema é que eles ainda não foram aprovados pela empresa que controla medicamentos ANVISA e não são comercializados aqui, mas estes suplementos já estão disponíveis nos Estados Unidos. O primeiro grupo são os extratos de cactos que tem como objetivo a reduzir o apetite do organismo, como a Caraluma fimbriata e a Hoodia Gordoni. Estes possuem glicosídeos que eliminam o apetite no hipotálamo. Existem ainda os lipolíticos, que aumentam a quebra de gorduras, como o CLA (ácido linoleico conjugado) e o extrato de Irvingia gabonensis.

Força de vontade ajuda muito

Lembre-se que qualquer dica para emagrecer ou manter o peso não funcionará se você é uma pessoa ansiosa, impulsiva e come tudo o que vê pela frente, para depois pensar como tratar aquele excesso de calorias. Não existe nada que possa  substituir uma alimentação saudável. Existem muitos e muitos alimentos saborosos que são saudáveis e possuem baixa caloria. Saber controlar o corpo e ter o domínio sobre o impulso para comer é um passo fundamental para toda pessoa que deseja manter ou perder peso. Se você quer ser saudável,  tenha o cuidado de eliminar do seu dia a dia aqueles alimentos altamente calóricos, como doces, frituras, carnes gordas e bolos. Cortando completamente esses alimentos de seu cardápio, vai acabar deixando de desejá-los, com o passar do tempo e sentirá o benefício no futuro.

Compartilhe!


O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre Como se manter em forma no inverno, aborda alguns assuntos relacionados com Saúde, bolos confeitados de rico e foi atualizado em 2011-08-02