terça-feira , 21 fevereiro 2017
Capa > Esportes > Como Jogar Voleibol – Praia, gramado ou campo

Como Jogar Voleibol – Praia, gramado ou campo

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Esportes, leia sobre Como Jogar Voleibol – Praia, gramado ou campo, e outros relacionados sobre Esportes e faça bom uso do conteúdo!

Como-jogar-voleibolO que é e como Jogar Voleibol na praia, gramado ou campo

O voleibol tem se tornado um jogo muito popular atualmente e que pode ser jogado ao ar livre ou em recinto coberto e que consiste em atirar uma bola pelo ar para cá e para lá por cima de uma rede, sem deixá-Ia tocar no solo. É um jogo para ser disputado entre duas equipes de seis jogadores, jogado num campo de 18 x 9 m. A rede fica estica da no centro do campo, a uma altura de 2,43 m para juniores e seniores masculinos, de 2,24 m para juniores e seniores femininos e de 2,10 m para as crianças.

Os jogadores de Voleibol tentam atirar pelo ar para o campo adversário uma bola grande de cerca de 66 cm de perímetro e 270 g de peso. Um equipe só marca pontos quando possui o serviço e sempre que a equipe contrária comete faltas. A equipe que serve perde o serviço quando faz qualquer falta, adquirindo o adversário o direito de servir.
Os três jogadores colocados próximo da rede são os avançados, e os outros três, os defesas; os avançados ocupam da direita para a esquerda e paralelamente à rede as posições 2, 3, 4; os defesas ocupam as posições 1,6,5.

Os jogadores não podem agarrar na bola, atirá-Ia ou pegar nela. Cada equipe pode tocar três vezes na bola antes de lançá-Ia por cima da rede, mantendo sempre a bola no ar com toques secos; o mesmo jogador não pode tocar na bola duas vezes seguidas.

O jogador que serve fica no terço direito de trás do seu campo e bate a bola com uma das mãos ou um braço. A bola terá de passar por cima da rede sem tocar nela; se não passar por cima da rede ou tocar na rede e passar para o outro lado, a equipe perde o serviço – se bem que uma bola que toque na rede e passe para o outro lado durante um rally (uma sucessão de jogadas) continue em jogo.

Se a equipe que serve conseguir que a bola toque no solo no campo adversário, marca um ponto. Mas se a equipe adversária devolver a bola e esta tocar no solo do campo da equipe que serviu, os adversários não marcam um ponto, mas passam eles a servir.

Quando uma equipe ganha o serviço, os jogadores mudam de posição, deslocando-se para o lugar seguinte no sentido horário, para todos os jogadores passarem por todas as posições.

A primeira equipe que marcar 15 pontos ganha um set; no entanto, tem de ter uma vantagem de 2 pontos, caso contrário o jogo é prolongado até que uma das equipes conquiste essa vantagem. Um jogo de voleibol disputado “ao melhor de cinco sets”, isto é, ganha a partida a equipe que primeiro vença três sets (exemplo, 3-0,3-1,3-2).



O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre Como Jogar Voleibol – Praia, gramado ou campo, aborda alguns assuntos relacionados com Esportes, e foi atualizado em 2011-06-10