segunda-feira , 21 agosto 2017
Capa > Esporte > Como funciona o Tiro esportivo

Como funciona o Tiro esportivo

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Esporte, leia sobre Como funciona o Tiro esportivo, e outros relacionados sobre Esporte e faça bom uso do conteúdo!
Compartilhe!

Tiro esportivoPrecisão, velocidade e concentração. Esses são os três principais requisitos para quem deseja praticar tiro desportivo. Trata-se de uma modalidade realizada com o manejo de arma de fogo ou de ar comprimido e que exige, além de treinamento, muita disciplina.

Assim como qualquer atividade esportiva, a prática do tiro também requer habilidades específicas. Neste caso, é necessária velocidade no manejo da arma. É fundamental que o atirador use equipamentos de proteção individual como óculos e protetor auricular e um colete para guardar sua munição e um tampão nos ouvidos.

A prática do tiro existe desde quando o homem inventou a pólvora, na China, no século IX. No início, as armas de fogo eram utilizadas apenas para fins militares. Assim, o treino tinha como objetivo aperfeiçoar as técnicas de soldados. Aos poucos, a modalidade transformou-se em esporte e vem se profissionalizando cada vez mais. Ele faz parte do programa olímpico desde 1896 e terá participação de atletas brasileiros nas Olimpíadas de Londres este ano.

Atualmente, o esporte é separado em três categorias que utilizam armas diferentes: pistola, carabina e tiro ao prato. O esporte é praticado em dois tipos de campos: normal (com várias cabinas de tiro e uma área mínima de tiro de 15 m de comprimento e 20 m de largura) e de skeet (demarcado por um semicírculo e a área de tiro deve ter 15 m de comprimento e 36,82 m de largura).

Para quem pratica a atividade, a arma é acessório principal do atleta. Dependendo do tipo de modalidade, há opções como carabina de tiro e pistola de tiro. O atirador pode usar ainda durante os treinos o coletor de chumbinho em aço, que impede a perfuração, e até uma mira holográfica com projeção de ponto vermelho luminoso na lente, que permite enquadramento rápido e preciso do alvo.

Compartilhe!


O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre Como funciona o Tiro esportivo, aborda alguns assuntos relacionados com Esporte, e foi atualizado em 2012-08-07
Compartilhar
Compartilhar