domingo , 14 maio 2017
Capa > Culinária > Como fazer Xaropes de frutas

Como fazer Xaropes de frutas

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Culinária, leia sobre Como fazer Xaropes de frutas, e outros relacionados sobre Culinária e faça bom uso do conteúdo!
Compartilhe!

Dicas de como fazer Xaropes de frutas

Xaropes-de-frutasOs xaropes de frutas podem ser facilmente preparados em casa. Os de mais fácil preparação caseira são feitos a partir de sumos de frutas silvestres bem maduras, como, por exemplo, amoras, groselhas e morangos. Este tipo de conserva é ótimo para aproveitar frutas muito maduras.

Lave e escorra a fruta. Coloque numa panela e deixe cozinhar em fogo brando para permitir a saída do sumo. Embora, no caso da maioria das frutas, não seja necessário acrescentar nenhuma água, as groselhas, por exemplo, devem ser cozidas em 250 ml de água para cada 500 g da fruta, e as amoras, em 250 ml para cada 3 kg da fruta.

Para esmagar as frutas, use uma colher de pau. Depois de esmagadas, leve as frutas imediatamente ao fogo e deixe ferver durante 1 minuto, depois do que você deverá retirá-Ias do calor. Coe o sumo usando o mesmo processo utilizado para as geléias, mas deixando escorrer durante toda a noite.

Pressione a polpa da fruta de encontro ao pano, de modo a obter o máximo de sumo. Meça a quantidade do sumo extraído e utilize aproximadamente 350 g de açúcar para cada 500 ml de sumo. Leve ao fogo brando até o açúcar dissolver, mexa, e depois passe o xarope obtido por uma gaze. Coloque em garrafas esterilizadas, enchendo até dois dedos abaixo do gargalo.

Tampe as garrafas com tampas de molas ou com rolhas de cortiça, as quais devem ser fervidas durante 15 minutos e presas com uma fita isolante bem resistente, para evitar que saiam durante a esterilização. Coloque as garrafas sobre uma rede numa panela funda. Encha a panela com água até 2,5 em abaixo do topo das garrafas.

Leve ao fogo e deixe atingir uma temperatura próxima da ebulição (90°C). Conserve esta temperatura durante 25 minutos. Retire as garrafas, aperte novamente as molas ou calque as rolhas de cortiça. Deixe esfriar. Quando as rolhas de cortiça estiverem completamente secas, pincele-as com parafina derretida.

Para servir, dilua o xarope na proporção de 1 parte de xarope para 5 partes de água.

OBS: Nenhuma dica ou receita caseira substitui um acompanhamento ou receita médica. Porisso consulte seu médico antes de tomar qualquer medicamento caseiro.

Compartilhe!


O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre Como fazer Xaropes de frutas, aborda alguns assuntos relacionados com Culinária, como fazer xarope natural de frutas e foi atualizado em 2011-06-30