quinta-feira , 18 maio 2017
Capa > Decoração de Casas > Como fazer vitrais decorativos

Como fazer vitrais decorativos

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Decoração de Casas, leia sobre Como fazer vitrais decorativos, e outros relacionados sobre Decoração de Casas e faça bom uso do conteúdo!
Compartilhe!

Dicas de como fazer vitrais decorativos

Como fazer vitrais decorativosNa Idade Média, os vitrais eram feitos inserindo pedaços de vidro colorido em perfis de chumbo – processo complicado mas ainda hoje utilizado em alguns casos. Presentemente, no entanto, fabricam-se vitrais decorativos e abajures de vitral utilizando a técnica da folha de cobre, que você pode experimentar em sua casa.
As arestas dos pedaços de vidro são envolvidas em folha de cobre e unidas, e todas as superfícies visíveis da folha de cobre são revestidas com solda para reforçar as uniões.

Podem-se encontrar rolos de folha de cobre revestida de papel, placas de vidro colorido, canetas para desenhar em vidro e modelos de padrões numa boa casa de material de desenho ou numa papelaria especializada. Comece por fazer duas cópias do desenho que escolheu. Recorte os motivos de uma dessas cópias, que vão servir de molde para cortar os pedaços de vidro do vitral. Usando os motivos como molde, corte o vidro, ordenando depois as peças cortadas sobre a segunda cópia.

Começando por um canto, envolva as arestas de todas as peças com folha de cobre, com a face revestida com papel voltada para fora. Com a aresta do vidro centrada na folha de cobre, envolva todo o perímetro da peça, retirando simultaneamente o revestimento de papel. Termine num canto que não fique na borda exterior do vitral para não haver perigo de a folha de cobre se soltar com uma pancada e deixe as extremidades do papel superpostas em cerca de 6 mm. Aperte bem a folha de cobre contra o vidro dos dois lados com o polegar e o indicador e depois coloque novamente o vidro sobre o molde. Prenda as peças adjacentes umas às outras com tiras pequenas de fita adesiva apropriada.

Ligue em seguida as arestas das peças de vidro cobertas com folha de cobre com pingos de solda. Utilize um ferro de soldar de dimensões adequadas e solda fraca e deixe intervalos entre cada pingo de solda.
Depois de ter unido todas as peças do vitral, aplique uma camada fina de solda sobre todos os pedaços visíveis de folha de cobre, tanto na parte da frente como na parte de trás do vitral. A solda solidifica rapidamente, mas leva bastante tempo para esfriar, pelo que não se deve tocar numa superfície que acabou de ser soldada.

A menos que o seu ferro de soldar esteja equipado com um termostato, é natural que aqueça demais durante o trabalho. Por isso, deve ligá-Ia e desligá-Ia com freqüência para que se mantenha na temperatura correta.
Terminada a soldadura, deixe esfriar a solda. Depois, calce luvas e esfregue a solda com sulfato de cobre ou permanganato de potássio e um pano macio para lhe dar a aparência de cobre antigo.

Lave o vitral com detergente e água e enxágüe.

Compartilhe!


O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre Como fazer vitrais decorativos, aborda alguns assuntos relacionados com Decoração de Casas, e foi atualizado em 2011-06-10