domingo , 26 fevereiro 2017
Capa > Saúde > Como evitar enjoos durante viagens longas ou com muitas curvas

Como evitar enjoos durante viagens longas ou com muitas curvas

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Saúde, leia sobre Como evitar enjoos durante viagens longas ou com muitas curvas, e outros relacionados sobre Saúde e faça bom uso do conteúdo!

Saiba como evitar enjoos durante viagens

como evitar enjoos durante viagem

É comum que muitas pessoas podem sofrer de náuseas, tonturas e vômitos, quando viajam de carro, barco ou avião. Mas para muitas dessas complicações possui tratamentos específicos, este problema é causado por trauma de movimentos rítmicos, freadas bruscas, aceleração e ou desaceleração simultâneas que ocorrem durante uma viagem, nunca é tarde para saber como evitar enjoos durante viagens principalmente em rodovias com muitas curvas.

O primeiro sintoma é tontura

como evitar enjoos durante viagens longasUm dos orgãos responsáveis por este movimento é a continuação do sistema auditivo que possui uma estrutura conhecida popularmente como  labirinto, que possui três canais semicirculares, os quais estão cheios com um fluido viscoso chamado endolinfa. Estes canais estão revestidos com multiplicidade de células de vários cílios associadas com terminações nervosas, que estão ligados com o sistema nervoso central .

Sofremos com o movimento da cabeça durante uma viagem, este movimento que faz o desvio de fluidos e gera impulsos elétricos para o sistema nervoso central. Nosso sistema nervoso, por sua vez, responde a esses impulsos sentindo enjoos, a pessoa pode sofrer de náuseas e vômitos nesse momento.

Os especialistas chamam este enjoo de “vestibulopatia” temporária, esses estímulos pode ainda gerar inflamação de equilíbrio do corpo , e aumentar o aparecimento dos sintomas e provoca uma espécie de labirintite.

Como amenizar os sintomas

É muito importante que todos saibam algumas dicas de como evitar enjoos durante viagens, uma vez diagnosticado, a pessoa deve tomar algumas precauções e cuidados ao fazer viagens de carro, barco ou avião, recomenda-se que a pessoa escolha ocupar lugares nos veículos onde a amplitude do movimento seja um tanto menor, como por exemplo sentar no banco do meio do carro ou as partes do centro quando no avião ou navio ao invés das pontas.

No caso dos carros, é recomendado também viajar em baixa velocidade principalmente em rodovias de muitas curvas tornando-as mais amplas. É muito importante lembrar que há muitos fatores psicológicos envolvidos neste tema, e manter uma atitude ou postura positiva durante a viajem pode fazer a diferença.

Dicas de como evitar enjoos durante viagens

como evitar enjoos durante viagens

  1. – Não beba muito líquido ou alimentos antes de viajar;
  2. – Não beba álcool, o que leva a um agravamento dos sintomas;
  3. – Evite ler durante a viagem;
  4. – Faça exercícios de relaxamento e postura;
  5. – Dormir pode ajudar a controlar os sintomas.
  6. – Fazer paradas para descanso no caso de carros;
  7. – Recline o assento sempre que possível;
  8. – Resfriar o corpo;
  9. – Não olhe para fora da janela quando em movimento;

Reabilitar o equilíbrio através dos chamados exercícios vestibulares. “fazer exercícios repetitivos com os olhos e a cabeça e corpo para criar um conflito sensorial, esta é uma função para ajustar seu equilíbrio”, segundo alguns especialistas no assunto. Além de todas estas dicas simples que citamos aqui, nunca deixe de procurar informações sobre como evitar enjoos durante viagens adequadas para seu caso, consulte sempre o seu médico para que o mesmo ofereça uma orientação detalhada para seu caso.



O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre Como evitar enjoos durante viagens longas ou com muitas curvas, aborda alguns assuntos relacionados com Saúde, par?quia loc:BR e foi atualizado em 2014-03-13