sábado , 27 maio 2017
Capa > Saúde > Alimentação > Os Benefícios da Chia para a Saúde

Os Benefícios da Chia para a Saúde

Compartilhe!

Os Benefícios da Chia para a Saúde são vários e você precisa saber o máximo possível sobre este alimentos considerado funcional por suas riquíssimas características em vitaminas e propriedades minerais naturais. A Chia foi descoberta muitos anos atrás, a composição nutricional e benefícios da chia para a saúde fez com que este alimento natural se tornasse muito conhecido nos últimos anos após a divulgação de estudos que indicaram a Chia no tratamento para perda de peso, especialmente como alimento para perder a barriga.

Os 20 Beneficios da Chia para a Saúde

Considerada como uma excelente fonte de antioxidantes, as sementes de Chia também são riquíssimas em fibras, proteínas, manganês, ômega-3 cálcio, ácidos graxos, magnésio, fósforo e ferro além de conter também uma considerável quantidade de potássio, vitamina B3 (Niacina), zinco, vitamina B1 (tiamina) e vitamina B2.

A semente da Chia foi encontrada inicialmente no sul do México, este alimento natural já eram utilizadas como um dos principais alimentos naturais pelos povos das civilizações da América Central há muitos séculos, atualmente está sendo consumida para ajudar a melhorar saúde em diversas formas, independente de como é consumida ela oferece muitos benefícios. Veja abaixo os benefícios da semente de Chia para a saúde:

Benefícios da Chia contra pressão alta

Poucas pessoas sabem que uma porção de semente de chia possui em média 400% do necessário diário de ômega-3 para nosso corpo, óbvio que nesse momento você deve ter lembrado do peixe salmão, pois ele é um dos mais ricos em ômega-3. Só para se ter uma ideia, em 100 gramas da semente de chia pode conter cerca de seis à oito vezes mais a mais de ômega-3 do que um pedaço médio de salmão.

Saiba que esta chamada de “gordura do bem” tem a função natural muito importante que é prevenir as doenças cardiovasculares reduzindo ou até eliminando as possibilidades de formação de coágulos sanguíneos e arritmias. O resultado do consumo desse alimento será a redução do colesterol presente no sangue e aumentar a sensibilidade à insulina.

O ômega-3 também vai atuar principalmente na regulação da pressão dos vasos sanguíneos do nosso corpo uma vez que a presença deste nutriente aumenta a fluidez sanguínea, esse processo evitará o aumento da pressão arterial. Entre outros benefícios da Chia para saúde, é que a presença do ômega-3 dará mais vitalidade ao sistema neurológico evitando também a depressão além de favorecer a absorção de nutrientes ao organismo.

Benefícios da Chia contra pressão alta

Benefícios da Chia contra osteoporose

Um dos benefícios da Chia é a presença de fósforo, cálcio , magnésio e proteína. A semente de Chia tem um teor de cálcio que é impressionante, chega a 18% da RDA por grama. Uma boa notícia para pessoas que tem intolerância à lactose e necessitam de uma fonte de cálcio segura e eficiente. Segundo os nutricionistas, 100 gramas de chia possui cerca de seis vezes mais cálcio do que meio copo de leite integral. O volume considerável de cálcio presente na chia ajuda muito na formação da massa óssea do corpo além de evitar a osteoporose”

Benefícios da Chia contra diabete tipo 2

Um estudo feito em pacientes diabéticos tipo 2 teve um resultado bem sucedido, o estudo avaliou o comportamento em 20 pacientes diabéticos que consumiram 37 gramas de sementes de chia por dia em 12 semanas e comprovaram melhorias

  • A pressão arterial dos pacientes avaliados caiu por 3-6 mm / Hg e um marcador inflamatório chamado hs-CRP desceram 40%.
  • Também o fator de risco chamado vWF diminuiu 21%.
  • Houve uma pequena queda de açúcar no sangue, mas não foi estatisticamente significativa.

As sementes de chia possuem uma riqueza grande em fibras, apesar de não ter sido comprovado cientificamente, a Chia pode ajudar a reduzir alguns momentos de picos de açúcar no sangue após as refeições.

Benefícios da Chia para emagrecer

Benefícios da Chia para emagrecer

As sementes de chia possuem benefícios que podem te ajudar a emagrecer, ou seja perder peso com saúde sem a ingestão de remédios prejudiciais. A fibra que contém na Chia é um grande absorvente de água e essa fibra se expande no estômago retardando a absorção de alimentos, ou seja, você come menos.

A proteína que contém na sementes de chia aumenta a sensação de saciedade no estômago fazendo com que reduza o apetite e consequentemente a ingestão de alimentos. Porém os efeitos da semente de Chia para emagrecer não foram cientificamente estudados, a Chia reduz o apetite mas o resultado do emagrecimento vai depender de cada pessoa e cada organismo individualmente falando, não custa nada tentar e testar.

Benefícios da Chia como antioxidante

A semente de chia também é consagrada como sendo uma das campeãs nos níveis de antioxidantes muito importantes para a saúde contra e prevenindo o envelhecimento precoce, outro fator importante dos benefícios antioxidantes é a melhora no funcionamento de todos os sistemas do organismo.

O consumo regular da Sementes de Chia pode auxiliar muito na prevenção de muitas condições adversas na saúde, doenças ou complicações como: derrame cerebral, infarto e câncer.

Benefícios da Chia como fonte de energia

Entre muitos benefícios da sementes de chia, destacamos também como uma grande fonte de energia para o corpo fornecendo força, resistência e durabilidade. A Chia faz com que seja equilibrado o nível de açúcar no sangue, e consequentemente garantindo energia e vitalidade longo do dia. Os guerreiros astecas eram sustentados por várias horas com uma única colher de Chia.

Benefícios da Chia como fonte de energia

Como consumir a semente de Chia

Não existem nenhum método específico para se consumir a semente de Chia, qualquer pessoa pode comer sementes de chia pura, junto com a comida, misturá-las com alguma bebida favorita, colocar na salada ou adicionar em diversas receitas de bolo e outros.

Validade e análise nutricional da Chia (100g):

A sementes de chia pode ser comprada em quantidade pois têm longa validade e se pode estocá-las por anos.

  • Energia: 2471 KJ / 595 Kcal;
  • Proteínas: 16g;
  • Carboidratos: 44g;
  • Lípidos: 31g.
Compartilhe!

O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre Os Benefícios da Chia para a Saúde, aborda alguns assuntos relacionados com Alimentação, Saúde, Benefício Da Chia Comprovado Cientificamente, mais você receitas da semana, dor no meio da testa e foi atualizado em 2015-11-07