terça-feira , 22 agosto 2017
Capa > Biografias > Antoni Gaudí recebe homenagem do Google

Antoni Gaudí recebe homenagem do Google

Seja bem vindo(a)

Você está na categoria Biografias, leia sobre Antoni Gaudí recebe homenagem do Google, e outros relacionados sobre Biografias e faça bom uso do conteúdo!
Compartilhe!

Google faz homenagem ao arquiteto espanhol Antoni Gaudí

Antoni-Gaudi-2013-google-img

Antoni Gaudí (Reus ou Riudoms, nasceu em 25 de junho de 1852 na cidade de Barcelona, morreu em 10 de junho de 1926) este homem foi um arquiteto espanhol, especificamente catalão, uma referência por ser um dos símbolos da cidade de Barcelona, onde foi criado educou e passou grande parte da vida. Aparece como um arquiteto de novas concepções plásticas ligado ao modernismo catalão (a variante local da art nouveau).

Antoni_Gaudi_1878-270-pxSeus primeiros trabalhos apresentados possuem claras influências da arquitetura gótica (refletindo o revivalismo do século XIX) e da arquitetura catalã tradicional. Nos primeiros anos de sua carreira, Gaudí foi fortemente influenciado pelo arquiteto francês Eugene Viollet-le-Duc, responsável em seu país por promover o retorno às formas góticas da arquitetura.

Com o tempo, entretanto, passou a adotar uma linguagem esculturara bastante pessoal, projetando edifícios com formas fantásticas e estruturas complexas. Algumas de suas obras-primas, mais notavelmente o Templo Expiatório da Sagrada Família possuem um poder quase alucin tório.

Gaudí é conhecido por fazer extenso uso do arco parabólico catenário, uma das formas mais comuns na natureza. Para tanto, possuía um método de trabalho incomum para a época, utilizando-se de modelos tridimensionais em escala moldados pela gravidade (Gaudí usava correntes metálicas presas pelas extremidades: quando elas ficavam estáveis, ele copiava a forma e reproduzia-as ao contrário, formando suas conhecidas cúpulas catenárias). Também se utilizou da técnica catalã tradicional do trencadis, que consiste de usar peças cerâmicas quebradas para compor superfícies.

Compartilhe!


O que acha? Adicione um comentário.
Este artigo sobre Antoni Gaudí recebe homenagem do Google, aborda alguns assuntos relacionados com Biografias, e foi atualizado em 2013-06-24
Compartilhar
Compartilhar